Acompanhe as notícias
mais lidas
Da Redacção
Assembleia geral suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU pela violação “grave e sistémica” de direitos humanos.
A assembleia geral da Organização das Nações Unidas votou pela suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos com 93 países a favor, 24 contra e 58 abstenções.
Na resolução, a Assembleia Geral da ONU expressa “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia, particularmente com os relatos de violações e abusos dos direitos humanos e violações do direito internacional humanitário pela Federação russa, incluindo violações e abusos graves e sistemáticos dos direitos humanos”.
Entre os 24 países contra a moção liderada pelos Estados Unidos da América (EUA), estão a China, Síria, Irão, Coreia do Norte, Bolívia e Cazaquistão. Já do lado das abstenções a Índia, Indonésia e Egito são alguns dos países a figurar a lista. Portugal votou a favor.
Brasil, Índia e México desejam ainda ver primeiro os resultados de uma investigação independente aos alegados crimes russos, antes de tomarem uma decisão. No entanto, a resolução conseguiu uma maioria de dois terços, dos 193 membros, sendo que as abstenções não são contabilizadas.
A Rússia é um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, e tem poder de veto juntamente com o Reino Unido, a China, França e os EUA. A última vez que um membro da ONU foi suspenso foi em 2011, quando forças leais a Muammar Kadafi reprimiram violentamente manifestantes. (Francisco Soares)