FUTEBOL
Akwá perspectiva uma boa prestação de Angola no CAN

12/09/2023 14h58
Luanda – O antigo camisola 10 da seleção angolana de futebol, Fabrice Alcebíades Maieco “Akwá”, acredita num bom desempenho da seleção nacional no CAN 2023 que será disputado na Cote d’Ivoire.
Em entrevista a Rede Girassol o ex-futebolista deixou claro que vários aspectos devem ser trabalhados para se conseguir este desiderato.
Questionado sobre as substituições que têm sido feitas no conjunto e a gestão da selecção angolana, acredita a situação pode ser melhorada.
“As vezes é complicado quando se tem um leque de bons jogadores e isso acaba por ser complicado também na gestão da própria equipa”, sublinhou.
Referiu que “não consigo compreender como foram feitas as substituições no jogo frente ao Madagáscar”, acrescentando que “somente o treinador Pedro Gonçalves pode descrever isso”.
Quanto ao apuramento de Angola para a fase final do CAN em Janeiro próximo na Cote D’Ivoire, o craque descreveu de algo atribulada e difícil até ao último encontro.
“Foi meio complicado o trajecto até ao CAN, uma vez que não tínhamos a situação toda resolvida até ao último jogo, apesar da vitória conseguida diante da RCA no penúltimo jogo, porém graças a vitória do Ghana frente a RCA conseguimos passar”, afirmou.
Futuro do treinador no comando técnico
Questionado sobre a continuidade do treinador Pedro Gonçalves ao serviço dos Palancas Negras, Akwá disse ser natural que continue.
“Acredito que há futuro para ele, se olharmos os objectivos e as declarações do Presidente da Federação Angolana de Futebol e do selecionador, conseguiu-se o objectivo principal que era o apuramento ao CAN, embora algumas exibições não terem sido boas, porém o principal foi feito e penso que a FAF não vai querer quebrar o vínculo agora” frisou.
Em relação ao jogo amistoso da selecção angolana com a similar do Irão, indicou que “devemos aplaudir a Federação porque sempre que tem jogos da data FIFA infelizmente a seleção de Angola não participa e agora frente ao Irão esperamos que o treinador aproveite e consiga dominar o seu xadrez e dê oportunidade a mais jogadores”.
Perspectivando a participação de Angola na competição continental que se avizinha, Akwá disse: “Pelo que ouvi de várias pessoas ligadas a federação, o que se espera da nona presença de Angola no CAN, é que façamos um bom campeonato africano, e que não se cumpra apenas a fase de grupos e volte para casa. Olhando para os jogadores que temos, acreditamos que a nossa selecção possa ter uma boa prestação”.
Akwá, ex-avançado, já passou pelo futebol português, representando as cores do Sport Lisboa e Benfica, e pelo Al -Wakra da Arábia Saudita.
É o melhor marcador da seleção nacional de futebol com 39 golos apontados em 78 internacionalizações.