Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Rui Andrade muda-se para à LMGT3 da FIA na época 2024

Piloto angolano Rui Andrade
Piloto angolano Rui Andrade Imagens: Rede Girassol

Redacção

Publicado às 22h11 11/12/2023 - Actualizado às 22h19 11/12/2023

Luanda - O campeão de LMP2 da FIA WEC de 2023, o angolano Rui Andrade, mudou-se para os carros GT3 na época de 2024, juntando-se a TF Sport para uma campanha completa no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA no corrente ano, ao volante de um Covertte Z06 GT3.R.

O piloto angolano estreou-se nos carros desportivos em 2021 em LMP2 e, desde então, participou em todas as séries de corridas de resistência mais importantes, incluindo as Asian  European Le Mans Series, a IMSA Michelin Endurance Cup e o FIA WEC Pro-Am em 2021.

Venceu o Petit Le Mans em 20211, subiu ao pódio de Le Mans e tornou-se campeão FIA WEC LMP2 em 2023 e agora está pronto para um novo desafio.

2024 é o início de uma nova era na história da FIA WEC, com a introdução da nova classe LMGT3. A competição contará com 18 participantes de nove grandes fabricantes, incluindo a Covertte, BMW, Aston Martin Ferrari, Lamborghini, Lexus, Mclaren, Porsche e Ford.

Rui Andrade junta-se à TF Sport, uma equipa campeã do FIA WEC e vencedora de Le Mans, para a sua primeira época a correr com carros Covertte. A equipa Tom Ferrier irá colocar em pista dois Covertte Z06 GT3, Rs. 

O piloto angolano vai partilhar o carro #81 com o antigo piloto de fábrica da Aston Martin, vice-campeão do FIA WEC e vencedor de Le Mans, Charlie Eastwood (IRE) e o às dos protótipos de Bronze, Tom Van Rompuy, da Bélgica.

O piloto Rui Andrade mostrou-se satisfeito com a mudança. "Estou muito feliz por voltar a correr no Campeonato do Mundo de Endurance e por aceitar este novo desafio! Será a  minha primeira vez a correr em GTs, mas não podia pedir melhores pessoas à minha volta para me guiarem nesta viagem. A TF Sport é uma equipa experiente, com muitos títulos e vitórias e vitórias em várias classes, por isso estou ansioso por ver o que podemos alcnaçar juntos".

Por seu lado, o director Geral da Bullet Sports Management, Jannie Campbell-Walter, disse que "o Rui fez uma época de 2023 impecável, por isso não era uma questão de continuar a correr no WEC. Com o fim dos LMP2, optamos pela via dos LMGT3, que é uma categoria empolgante com um alinhamento incrivelmente forte de construtores e pilotos".

A época de 2024 do FIA WEC começa 2 de Março com os 1812 k  do Qatar e visitará oito países em quatro continentes, incluindo a corrida da joia da coroa das corridas de resistência, as 24 Horas de Le Mans.

PUBLICIDADE