FUTEBOL
Sporting campeão português de futebol pela 20.ª vez

06/05/2024 11h23
Braga – O Sporting sagrou-se domingo campeão português de futebol pela 20.ª vez, beneficiando da derrota do Benfica na visita ao Famalicão, por 2-0, na 32.ª jornada da I Liga, para chegar ao título.
Em Vila Nova de Famalicão, os "encarnados" sabiam que apenas um triunfo impedia os "leões" de conquistarem o título já domingo, mas Puma Rodriguez, aos 71, e Zaydou, aos 85, garantiram o triunfo dos famalicenses.
Com este resultado, o Sporting, que no sábado venceu em casa o Portimonense (3-0), volta a conquistar o título, depois do último em 2020/21, somando 84 pontos, mais oito do que o Benfica, quando estão apenas duas jornadas por disputar.
Durante as celebrações da conquista do título, a treinador sportinguista, Rúben Amorim, protagonizou a maior onda de euforia na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, ao dar a entender que permaneceria no clube para tentar tornar o conjunto bicampeão da I Liga de futebol.
“Disseram que só ganharíamos campeonatos de 18 em 18 anos, que só ganhámos o campeonato porque não tínhamos público e dizem que jamais seremos bicampeões outra vez. Vamos ver”, afirmou, durante o seu discurso, provocando uma ‘explosão’ de alegria aos milhares de adeptos que festejaram como se de um golo se tivesse tratado.
Os festejos da celebração do 20.º título português da história "verde e branca" ficaram marcados pelos pedidos de várias figuras do clube, que se juntaram a sócios e adeptos do Sporting num desejo de continuidade do treinador, entre os quais o capitão Coates.
Entre a multidão na plateia, tudo pareceu decorrer com normalidade, sem registo de desacatos, embora dezenas de pessoas necessitassem de assistência médica no local, devido ao intenso ‘calor humano’ que se fazia sentir nos radiantes adeptos ‘leoninos’.