Taça Davis África começa hoje em Luanda


Luanda - A Selecção angolana de ténis joga hoje, quarta-feira, diante da sua similar da Argélia, na ronda inaugural da Taça Davis África (Região IV), a decorrer até ao próximo domingo, nos campos da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no município de Viana, em Luanda.
Segundo o sorteio realizado terça-feira, Angola vai jogar depois, no Grupo A, com o Senegal, na quinta-feira, e os Camarões, no dia seguinte.
A cerimónia de abertura foi prestigiada com a presença do ministro da juventude e desportos, Rui Falcão, que na ocasião disse "ser um momento de orgulho para todos os angolanos".
"É uma taça de referência mundial e trazer ela para Angola é um momento de orgulho para todos nós”, frisou, acrescentando que a missão é elevar a bandeira do país com a realização de grandes eventos internacionais.
O também conhecido Campeonato do Mundo, versado para a Região IV de África, envolverá 32 tenistas de oito países, designadamente, a anfitriã Angola, Argélia, Burundi, Camarões, Quénia, RD Congo, Rwanda e Senegal.
Disputado por três grupos, no sistema de todos contra todos, a prova promove os dois primeiros classificados para o Grupo III, devendo os dois últimos baixarem para o Grupo V.
Angola participa na prova desde 2001, sendo que a sua melhor classificação (sétimo lugar) ocorreu na edição de 2003. A última participação foi em 2021, em Brazzaville, no Congo.
A Taça Davis é o Campeonato Mundial de Ténis por selecções nacionais masculinas, enquadrada no calendário da Federação Internacional da modalidade (ITF, sigla em inglês).
A Selecção Nacional é formada pelos tenistas Chris Lukano André, Fernando André, Daniel Domingos, Félix André e Emerson Pedro e Nelson Almeida (capitão).