Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto deverá ser aprovado proximamente
Luanda - O Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto deverá ser aprovado nos próximos dias pelo Conselho de Ministros, com vista à generalização da prática da actividade física e do desporto no seio da juventude e famílias.
De acordo com o JA, esta garantia foi dada pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, na cidade do Lubango, província da Huíla, tendo sublinhado que "existem vários projectos para a juventude. Como sabe, o Conselho de Ministros vai aprovar dentro de dias o Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que assenta fundamentalmente na necessidade da generalização da prática da actividade física. Ou seja, levar o desporto até às famílias”.
O governante assegurou que o Minjud tem em carteira vários projectos desportivos para a juventude a implementar em todo o país, no âmbito do fomento e desenvolvimento da prática desportiva.
Para a efectivação do projecto, disse que há um conjunto de acções e requisitos que devem ser acautelados, referindo-se às infra-estruturas desportivas, quadros técnicos, como formadores, monitores e professores de educação física.
"Para isso, há um conjunto de coisas que têm de ser preparadas previamente, mormente as infra-estruturas e quadros”, frisou.
Rui Falcão revelou que o Ministério da Juventude e Desportos tem agendado, ainda para este ano, o início do ciclo de formação de monitores, que vão ter a missão de dinamizar o fomento do desporto comunitário no país.
"Nós temos a intenção de começar ainda este ano a formação de monitores para o desporto comunitário”, avançou. Acrescentou que o MINJUD está apostado em elevar para níveis de excelência o desporto praticado nas escolas.
"Estamos engajados em melhorar os níveis da prática do desporto escolar”, disse, indicando que "neste momento estamos a realizar os Jogos Nacionais Escolares no Uíge”.
Para os Jogos Escolares, informou que o sector actua em conjunto com o Ministério da Educação. "Estamos a trabalhar juntos. Há muita coisa para fazer, infra-estruturas escolares por recuperar. É esse o trabalho que temos de fazer todos, para que seja mais fácil alcançar os objectivos”, concluiu.