Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Andebol: Angola vence Argélia e está nas meias-finais do Africano

Angola vence a Tunísia no africano de andebol
Angola vence a Tunísia no africano de andebol Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 19h31 04/12/2024 - Actualizado às 12h00 05/12/2024

Luanda – A selecção de Angola venceu, esta quarta-feira, a Argélia, por 34-15, em Kinshasa (República Democrática do Congo), e qualificou-se para as meias-finais do vigésimo sexto Campeonato Africano de andebol sénior feminino.

As actuais campeãs africanas já venciam ao intervalo, por 19-8, com as atletas Azenaide Carlos, Naira Caquinta e Helena Paulo a destacarem-se como as melhores marcadoras do jogo.

A central Helena Paulo foi eleita a melhor jogadora em campo (MVP), elevando para cinco o número de atletas de Angola na competição distinguidas, até ao momento.

Fazem igualmente parte da lista das eleitas pela Confederação Africana da modalidade, Albertina Cassoma, Marilia Quizelete, Vilma Nenganga e Marta Alberto, esta última por duas vezes.

Nas meias-finais, a disputar-se esta sexta-feira, a selecção nacional vai jogar com o Egipto, que venceu a República Democrática do Congo (RDC), por 23-22.

Na outra partida das meias-finais defrontam-se o Senegal e a Tunísia, que venceram, nos quartos-de-final, Os camarões, por 26-16, e a República do Congo, por 28-24, respectivamente.

Angola, Egipto, Tunísia e Senegal, pelo facto de estarem nas meias-finais, estão qualificadas para o Mundial sénior feminino, que se disputa de 27 de Novembro a 14 de Dezembro de 2025, na Alemanha e Países Baixos.

A selecção angolana chegou aos quartos-de-final na primeira posição do Grupo B, tendo vencido todos os jogos.

PUBLICIDADE