CORRIDA
68ª Edição da Corrida São Silvestre realiza-se hoje em Luanda

31/12/2024 11h57
Luanda - A 68.ª edição da corrida pedestre de fim-de-ano, denominada São Silvestre de Luanda, realiza-se hoje, terça-feira, a partir das 18h00, com o tiro de largada no Largo da Mutamba, num percurso de dez quilómetros.
A prova que contará com a presença de atletas nacionais e estrangeiros passará pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Comandante Valódia, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio dos Coqueiros, na baixa da capital.
Em conferência de imprensa, na segunda-feira, o presidente de direcção da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, disse estar tudo preparado para os aficcionados da modalidade e não só verem os mais de quatro mil participantes confirmados.
Segundo o JA Online, entre os atletas nacionais, destaque para António Teko, em representação do Petro de Luanda, David Elias e Daniel Emílio, ambos do Interclube.
Em femininos, Ernestina Paulino, terceira classificada da edição passada, é a grande ausente, por razões pessoais.
Entre os estrangeiros, estão confirmadas as presenças de fundistas do Quénia, República Democrática do Congo, Cabo Verde, Marrocos, Guiné-Bissau, República do Congo, Somália e Djibouti.
Os quenianos Shadrack Korrir e Vicet Momanyi são os principais favoritos. Korrir, de 32 anos, detém o registo de 28 minutos e 52 segundos em provas de dez quilómetros, a mesma distância da São Silvestre de Luanda, ao passo que Momanyi, 20 anos, em Julho deste ano concluiu o mesmo percurso com o tempo de 30 minutos e 36 segundos.
O recorde da prova pertence ao eritreu Zersenay Tadese, que em 2012 obteve a marca de 27 minutos e 44 segundos. Na edição de 2023, os namibianos Daniel Paulus (29min;32 seg) e Helalia Johannes (34 min; 08 seg) foram os vencedores em masculinos e femininos, respectivamente.