Angola participa no africano de ginástica rítmica em Maio próximo


Luanda – Três atletas vão representar Angola no décimo nono campeonato africano de ginástica rítmica, a disputar-se de 02 a 04 de Maio próximo, no Cairo, Egipto.
A equipa angolana vai integrar a actual campeã em título, Luana Gomes, medalha de ouro, em 2024, no Rwanda, assim como Aysha Morgado e Elizabeth Mangundo, que conquistaram medalhas de bronze, por equipas, no africano de 2023, nas Ilhas Maurícias.
Em declarações à ANGOP, o vice-presidente da Federação Angolana de Ginástica, João Gabriel, adiantou que Angola participa pela oitava vez numa competição africana.
Destacou que o melhor já alcançado pelo país foi a medalha de ouro conquistada na edição de 2024, em Kigali, Rwanda.
No historial de participações, recordou, a selecção nacional tem habitualmente figurado no pódio, tendo exemplificado que, em 2012, em Pretória (África do Sul), ficou em primeiro lugar em séniores.
Actualmente, Angola ocupa a terceira posição do ranking africano de ginástica rítmica, com quatro medalhas de ouro, cinco de prata e 14 de bronze.
O ranking africano é liderado pelo Egipto com 94 medalhas de ouro, 63 de prata e 25 de bronze, seguido da África do Sul, com 35 de ouro, 40 de prata e 47 de bronze. Marrocos ocupa a última posição com apenas duas medalhas de bronze.
O décimo nono africano é qualificativo para o campeonato do mundo, a decorrer de 20 a 24 de Agosto próximo, no Brasil.
A atleta Luana Gomes já está qualificada para o mundial do Brasil, por ser campeã africana em título.