FUTEBOL
Futebol: Angola falha apuramento para o mundial em Sub-17

13/04/2025 09h34
Luanda - A selecção nacional masculina de futebol em sub-17 perdeu, por 1-2, com o Egipto, no jogo dos play-off de apuramento para o mundial da categoria, disputado, este sábado, em Marrocos.
Depois de ter estado na edição do mundial disputado no Brasil, em 2019, a selecção de Angola falhou o seu apuramento para o campeonato do mundo de Futebol em Sub -17, a disputar-se de 03 a 27 de Novembro próximo, no Qatar.
Neste jogo dos play-off, Lourenço José marcou o golo da equipa angolana, aos 83 minutos, enquanto pelo Egipto marcaram Abdel Aziz, aos 39, e Hanza Karim, aos 69.
Na primeira fase do apuramento, a selecção angolana terminou em terceiro lugar no Grupo D, com quatro pontos, atrás do Mali, com seis, e da Côte D'Ivoire, com sete, enquanto a República Centro-Africana ficou na última posição sem pontuar.
A equipa perdeu, na primeira jornada, por 1-2, com o Mali, empatou sem golos com a Côte D'Ivoire, na segunda, e derrotou a República Centro-Africana, por 6-1, na última.
Pela primeira vez, o campeonato do mundo sub-17 de futebol masculino vai contar com 48 selecções, sendo nove da zona Ásia, incluindo o Qatar (país sede), dez de África, oito da América do Norte, Central e Caribe, sete da América do Sul, três da Oceânia e onze da Europa.
A partir de 2025, a competição passa a ser anual e, até 2029, todas as edições vão ser disputadas no Qatar.
Pela Ásia estão apuradas as selecções do Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Japão, República Popular e Democrática da Coreia, Tajiquistão e Uzbequistão.
Na zona África apuraram-se as selecções da África do Sul, Burkina Fasso, Cote D'Ivoire, Egipto, Mali, Marrocos, Senegal, Tunísia, Uganda e Zâmbia, enquanto pela América do Norte, Central e Caribe classificaram-se Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, México e Panamá.
Pela América do Sul vão ao mundial Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela, enquanto Fiji, Nova Caledônia e Nova Zelândia vão representar a Oceânia, e Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça apuraram-se pela Europa.
A Alemanha é a actual campeã em título, sendo a Nigéria o país que mais venceu a competição, com cinco títulos.