Eleições no Comité Olímpico Angolano marcadas para 10 de Junho


Luanda – As eleições para substituir a actual Comissão Executiva do Comité Olímpico Angolano (COA), presidido por Gustavo da Conceição, estão marcadas para o dia 10 de Junho próximo, em Luanda.
A actual direcção do COA está em funções desde o ciclo olímpico 2005/2008, tendo Gustavo da Conceição substituído, na altura, Rogério da Silva.
Gustavo da Conceição esgotou o tempo limite de permanência na liderança do COA permitido pelos regulamentos.
Fontes ligadas ao olimpismo angolano indicam que, entre os potenciais candidatos para dirigir o COA, destacam-se o actual vice-presidente, Pedro Godinho, e o antigo presidente da Federação Angolana de Natação, Mário Fernandes.
Pedro Godinho dirigiu durante anos a Federação Angolana de Andebol, além de outras funções no continente africano, enquanto Mário Fernandes já foi vice-presidente da Confederação Africana de Natação e coordenador da Comissão Médica do Comité Olímpico Angolano.
O processo eleitoral inicia este sábado, com a eleição dos cerca de 100 membros individuais do Comité Olímpico Angolano, de onde saem os candidatos elegíveis para a presidência da organização.
Foi fixado o dia 30 do corrente mês como o prazo limite para apresentação das listas candidatas à nova a Comissão Executiva do COA.
A validação e publicação das listas candidatas, pela Comissão Eleitoral, dirigida por Nguabi Salvador, ocorre a 01 de Junho próximo.
Os órgãos eleitos tomam posse a 30 do próximo mês, para cumprirem o ciclo olímpico 2025/2028.
O Comité Olímpico Angolano foi fundado a 17 de Fevereiro de 1979, e já teve como presidentes Augusto Teixeira (1979/1980), Germano Araújo (1981/1992), Rogério Silva (1993/2004) e Gustavo da Conceição (2005/2025).