Preparativos do Afrobasket-2025 decorrem dentro da normalidade


Luanda- Os preparativos do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino Afrobasket-2025, que Angola vai albergar de 12 a 24 de Agosto, decorrem dentro da normalidade, conforme o cronograma estabelecido.
As infra-estruturas que estão a beneficiar de obras de restauração visando a prova, a ter lugar em Luanda e Namibe, serão entregues no dia 30 deste mês, avançou quinta-feira, em conferência de imprensa, na capital do país, o coordenador da comissão executiva do Comité Organizador da prova continental (AFROLOC), Moniz Silva.
Segundo a Angop, na ocasião, o também presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), garantiu que as outras condições logísticas e infra-estruturas já estão quase a cem porcentos.
O dirigente explicou que as cidades de Luanda e Namibe foram as escolhidas para acolher a competição, porque oferecem melhores condições, no que diz respeito aos pavilhões e locais de alojamentos.
Em Luanda, os jogos dos grupos A e B serão disputados no pavilhão Multiuso do Kilamba, com campos de apoio (treino) nas quadras do Dream Space, Isptec, Escola Internacional de Talatona e o Paz Flor.
As equipas e os oficiais ficarão alojados nos hotéis Victória Garden, HCTA, Palmeiras, Samba e Monalisa.
As selecções dos grupos C e D, com sede no Namibe, vão realizar os seus jogos no Pavilhão Welwitschia Mirabilis, e ficarão hospedadas nos hotéis Iona, Viva e Chick - Chick. Para os treinos vão utilizar uma quadra e o mesmo campo dos jogos.
O grupo A é constituído pela Côte d’Ivoire, Cabo Verde, República Democrática do Congo (RDC) e Rwanda, e o B, pela Tunísia, Nigéria, Camarões e Madagáscar.
No grupo C estão as selecções de Angola, Sudão do Sul, Guiné e Líbia, e no D, Senegal, Egipto, Mali e Uganda.
Moniz Silva informou, ainda, que o primeiro jogo de Angola diante da Líbia será em Luanda, por ocasião da cerimónia de abertura do Afrobasket, devendo a selecção nacional viajar no dia seguinte para a província do Namibe.
O arranque da prova está agendado para o dia 12 de Agosto, a partir das 14 horas, no pavilhão Multiuso do Kilamba.
Quanto à acreditação dos jornalistas, a organização indicou que a página da FIBA será a via para o efeito, em tempo oportuno.
O Afrobasket-2025 está orçado em três milhões de dólares norte-americanos, e até o momento o Estado já colocou a disposição do comité organizador, para as despesas das selecções e da competição, o equivalente a um mil milhão de kwanzas.
Angola organiza a prova continental pela quarta vez, depois das edições de 1989, 1999, 2007, e conquistou 11 títulos, incluindo cinco consecutivos entre 1999 e 2007. O seu último título foi em 2013. É o país com mais conquistas até ao momento, seguido do Egipto, com cinco, e o Senegal, também com cinco.
A República Centro Africana tem quatro títulos, Nigéria (três), Tunísia (dois), Marrocos, Côte d'Ivoire, Argélia e Mali, um cada.