Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: Chelsea vence PSG e conquista Copa do Mundo de Clubes

 Chelsea exibe trofeu conquistado no mundial de clubes organizado pela FIFA e disputado nos Estados Unidos da América
Chelsea exibe trofeu conquistado no mundial de clubes organizado pela FIFA e disputado nos Estados Unidos da América Imagens: AFP

Redacção

Publicado às 12h31 15/07/2025

Luanda - O Chelsea dFC da Inglaterra tornou-se o primeiro campeão da Copa do Mundo de Clubes, ao vencer o Paris Saint-Germain, por 3-0, na final disputada, este domingo, nos arredores de Nova Iorque (Estados Unidos da América).

Com um jogo sólido em todas as linhas e liderado pelo talento do meia-atacante Cole Palmer, de 23 anos, o Chelsea deram mais um passo rumo ao retorno à elite do futebol mundial, após várias temporadas de contratações de alto valor e resultados decepcionantes.

Cole Palmer marcou dois golos, aos 22 e 30 minutos, e fez uma assistência para o brasileiro João Pedro marcar o terceiro, aos 43 minutos, num jogo disputado no MetLife Stadium, em East Rutherford, que contou com a presença do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,

Recorde-se que os Estados Unidos, o México e o Canadá vão acolher o mundial de futebol em selecções, em 2026.

Donald Trump entregou os prémios aos melhores jogadores do torneio e até apareceu na foto quando o capitão britânico Reece James ergueu o troféu.

"Todos duvidaram de nós antes do jogo, mas entrar em campo e lutar como fizemos contra um grande time é muito bom", disse Palmer, vencedor da Bola de Ouro da Copa do Mundo de Clubes, em declarações retomadas pela AFP.

Os londrinos, comandados pelo técnico italiano Enzo Maresca, fecharam a temporada com dois títulos, após vencerem a Conference League, no final de Maio último, tornando-se o único clube a vencer todos os torneios internacionais na Europa.

O Chelsea conquistou o seu segundo título mundial, após a edição de 2021, sob o antigo formato de sete equipas.

Na fase de grupos, a equipa inglesa começou a competição a perder com o Flamengo do Brasil.

Ganhou o Benfica de Portugal (4-1) nos oitavos de final, o Palmeiras do Brasil, nos quartos (2-1) e Fluminense (Brasil) nas semi-finais (2-0).

Na final no MetLife Stadium, diante de 81 mil 118 espectadores, os comandados de Maresca mostraram desde o início intenção de causar impacto, usando as mesmas armas do PSG: pressão intensa na saída de bola adversária combinada com lançamentos longos explorando a lateral esquerda parisiense, coberta por Lucas Beraldo e Nuno Mendes.

Sufocaram os jogadores de Luis Enrique, que chegaram embalados, após golear o Real Madrid por 4-0, nas semi-finais.

No intervalo da partida houve uma apresentação musical de estrelas como J. Balvin, Doja Cat, Tems, Robbie Williams e Laura Pausini.

PUBLICIDADE