DESPORTOS MOTORIZADO
Huambo acolhe troféu internacional de desportos motorizados

12/07/2025 08h19
Huambo - A cidade do Huambo acolhe, de 25 a 27 do corrente mês, o troféu internacional “Angola 50 anos de Independência” em automobilismo e motociclismo, com a participação de 40 pilotos angolanos e estrangeiros.
A prova, a decorrer no circuito urbano desta região do Planalto Central do país, e co-organizada pelo Ministério da Juventude e Desportos, das federações angolanas de Desportos Motorizados (FADM) e de Motociclismo (FAM), bem como da Associação da modalidade do Huambo (HDM).
Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, o secretário-geral da FADM, Fernando Barros Júnior, explicou que o troféu é um desafio para o sector ministerial, que escolheu o Huambo pelo seu histórico em acolher provas do género durante a época colonial.
Adiantou que, neste momento, já foram descarregados mais de seis mil metros de rolos de malha sol, pela primeira vez, que vão permitir a realização da prova com a máxima segurança para os citadinos.
Fernando Barros Júnior salientou que a competição vai trazer ganhos directos para os desportos motorizados, como o intercâmbio com pilotos da região da África Austral, para medir o seu estado de evolução na modalidade, para além de promover o turismo e criar o intercâmbio de Angola com outras nações.
Como prémio, Fernando Barros Júnior informou que os vencedores receberão um troféu e um valor monetário de 400 mil Kwanzas de participação.
Por sua vez, o secretário-geral da FAM, Juam Brunet, disse tratar-se de pilotos das províncias de Benguela, Bié, Cubango, Cuando, Huambo, Huíla, Luanda e Namibe, para da África do Sul, Moçambique e Namíbia, enquanto se aguarda pela confirmação de um corredor português.
Em relação aos automóveis, o presidente do Colégio Técnico da FADM, João Coimbra, destacou que a prova terá, entre outros, a classe A, até dois mil centímetros cúbicos, classe B (até mil e 600), para além das classes D, C1, C2 e C3, com seus aspectos técnicos e carros com motores de quatro cilindros.
Por sua vez, o director do gabinete da Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Manuel, reiterou o compromisso do Governo local em trabalhar para que o evento decorra com êxitos, para proporcionar a população desta região um momento memorável de corrida de automobilismo e motociclismo.
Quanto às questões de segurança, o director do gabinete local de Imprensa do Ministério do Interior, Martinho Kavita Satito, frisou que já foi feito o diagnóstico no circuito e o asseguramento da prova está garantido, com as devidas medidas operativas.