Futebol: convocada selecção para jogos de apuramento ao mundial de 2026


Luanda - O seleccionador nacional de futebol, Pedro Gonçalves, convocou, esta terça-feira, os integrantes da selecção “Palancas Negras” que vão disputar as partidas das sétima e oitava jornadas das eliminatórias de apuramento para o mundial de futebol de 2026.
Nas eliminatórias para o mundial de 2026, a disputar-se nos Estados Unidos da América, México e Canadá, Angola figura no grupo D, jogando, nos dias 04 e 09 de Setembro próximo, contra a Libia e Ilhas Maurícias, no estádio “11 de Novembro”, em Luanda.
A actual classificação do grupo é liderada por Cabo Verde, com 13 pontos, seguido dos Camarões com 12, Líbia com oito, Angola com sete, Ilhas Maurícias com cinco e Eswatini com dois.
Na convocatória, anunciada por Pedro Gonçalves em conferência de imprensa, destacam-se as ausências dos avançados Gelson Dala (Al- wakrah do Qatar) e Cristóvão Paciência "Mabululu” (Al Ahly Trípoli da Líbia).
Segundo Pedro Gonçalves, Gelson Dala recupera de uma lesão e Mabululu ficou longo tempo sem competir, devido igualmente a uma lesão, não estando no seu melhor momento de forma, apesar de recuperado.
O defesa Bastos Quissanga, do Botafogo do Brasil, também não foi convocado, por lesão.
Para os dois jogos o seleccionador Pedro Gonçalves convocou 26 atletas, designadamente:
Guarda-redes: Adilson da Cruz "Neblú" (1° de Agosto), Agostinho Calunga (Wiliete de Benguela) e António Dominique (Etoile Carouge da Suíça)
Defesas: Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Clinton Mata (Lion de França), David Carmo (N. Forest da Inglaterra), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Kialunda Gaspar (Lecce da Itália), Luís Eusébio "Caica" (Interclube) e Nurio Fortuna (Golos da Grécia)
Médios: Alfredo Ribeiro "Fredy" (Bodrumspor da Turquia), Anderson Cruz, António Hossi (Petro de Luanda), Maestro ( Alanyaspor da Turquia), Benedito Mukendi (Vitória SC de Portugal), Bernabé Tomás (Wiliete), Manuel Cafumana "Show" (Kocaelispor da Turquia) e Pedro Bondo (Famalicão de Portugal).
Avançados: Ambrosine Salvador "Zine" (AEK da Grécia), Felício João "Milson” (Estrela Vermelha da Grécia), Laurindo Aurélio "Depú" (Radomiak da Polónia), Mbala Nzola (Pisa da Itália), Manuel Benson (Burnley da Inglaterra), Osvaldo Capemba "Capita" (Radomiak da Polónia), Randy Nteka (Rayo Vallecano de Espanha) e Zito Luvumbo (Cagliari de Itália).
Na oportunidade, o vice-presidente da Federação Angolana de futebol, Paulo Magueijo, anunciou que haverá limitações de entradas, no estádio “11 de Novembro”, nos jogos das sétima e oitava jornadas qualificativas ao mundial de futebol de 2026, por estar em reabilitação.
Paulo Magueijo disse não ser ainda possível determinar o nível de limitação que a reabilitação em curso vai impor, no número de espectadores para as duas partidas.