Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Ministro reafirma compromisso com PLANADESPORTO

Ministro reafirma compromisso com PLANADESPORTO
Ministro reafirma compromisso com PLANADESPORTO Imagens: DR

Redacção

Publicado às 22h30 30/08/2025

Luanda – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, reafirmou este sábado, em Luanda, o compromisso contínuo de investir na massificação desportiva nas escolas, uma das prioridades do Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO).

O PLANADESPORTO 2024-2027 tem como base apoiar o desporto escolar, comunitário, de alto nível intermédio, federado e de alto rendimento.

Em declarações à imprensa, no pavilhão da Cidadela Desportiva, no encerramento da 13.ª edição dos Jogos Nacionais Escolares, defendeu a identificação de jovens talentos para que a alta competição seja possível para todos.

“É preciso garantir que o desporto seja ferramenta de inclusão, igualdade e de esperança para todos”, reiterou.

Acrescentou ser com orgulho que constata o crescimento de Angola tendo a juventude como principal protagonista da história.

O ministro apelou aos jovens a continuar a honrar o país dentro e fora do campo, “porque o futuro do desporto angolano e o futuro da pátria estão nas suas mãos”.

Rui Falcão afirmou que o desporto escolar é mais do que uma competição, é escola de vida, motor de cidadania e a cimenteira de futuros campeões para Angola e para o mundo. O dirigentes referiu que a formação dos cidadãos começa em ser um atleta de valor.

“Caros jovens, vocês provaram que a juventude académica é a força que vai carregar Angola para os próximos 50 anos. Provaram que a dedicação, o esforço e a disciplina são os verdadeiros passaportes para o futuro”, disse.

Durante 11 dias de jogos, mais de 1.500 jovens, oriundos das 21 províncias do país, transformaram o pavilhão da Cidadela num verdadeiro palco de talento, disciplina, inclusão e, sobretudo, de “fair - play”.

O encerramento do evento, enquadrado nas festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo, contou com a presença, entre outras, da ministra da Educação, Luísa Grilo e do vice-governador de Luanda, Manuel Gonçalves.

PUBLICIDADE