BASQUETEBOL
Afrobasket 2025 - Angola estreia-se com vitória diante da Líbia
12/08/2025 22h44
Luanda - Angola estreou-se hoje, terça-feira, com vitória na 31ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino Afrobasket 2025, diante da Líbia, por 85-53, em jogo do grupo C, disputado no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.
Ao intervalo da partida pontuável para a primeira jornada, assistida pelo Presidente da República, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, Angola vencia ao intervalo por uma diferença de 14 pontos (38-24).
A selecção nacional não teve adversário a altura, tendo dominado a contenda até ao final, sendo que esteve sempre a frente do marcador.
Angola efectuou uma excelente partida, com os jogadores certeiros nos triplos, e a defenderem bem ante uma selecção da Líbia que não encontrou soluções para contrariar a superioridade dos anfitriões.
No final do jogo, o técnico Pepe Clarós considerou importante a vitória, mas manifestou-se preocupado com alguns pormenores no conjunto. "Penso que se temos que ganhar a Guiné, desta maneira vai ser difícil. Devemos jogar muito melhor, pois cometemos muitos erros frente à Líbia", frisou.
"A equipa não estava entrosada, e isto é muito perigoso e enganoso o resultado, quando estamos diante de uma pressão. Por agora, temos uma viagem complicada, fazer o “check-in” e treinar amanhã (hoje). Penso que as condições não são muito boas para o próximo jogo, mas acredito que devemos jogar melhor, se não, fica difícil ganhar", afirmou.
O Sudão do Sul, longe da sua máxima força, perdeu com a Guiné, por 80-88, em partida do grupo C, disputada no pavilhão Welwitschia Mirabílis, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe.
Ao intervalo, a Guiné vencia já por oito pontos de diferença (46-38).
Para o grupo D, o Senegal começou a sua campanha com triunfo diante do Uganda, por 88-53, na Arena do Kilamba, em Luanda, depois de ter estado já em vantagem ao intervalo (44-30).
Noutra partida do mesmo grupo realizada também no Kilamba, o Egipto venceu o Mali, por 74-59 (35-28 ao intervalo).
A prova conta com a participação de 16 selecções divididas em quatro grupos. Os jogos dos grupos A e C realizam-se em Luanda, e os do B e D na cidade de Moçâmedes, província do Namibe.
Constituição dos grupos :
A : Côte d'Ivoire, RD Congo, Rwanda e Cabo Verde
B: Tunísia, Nigéria, Camarões e Madagáscar
C: Angola, Sudão do Sul, Guiné e Líbia
D: Senegal, Egipto, Mali e Uganda