BASQUETEBOL
Afrobasket2025: definidos países para os "quartos" e em disputa os "play-off"
18/08/2025 13h27
Luanda – As selecções nacionais sénior masculinas de basquetebol de Angola, Cote D’Ivoire, Nigéria e Egipto estão directamente qualificadas para os quartos-de-final do Campeonato Africano da modalidade “Afrobasket2025”, após a conclusão, este domingo), da disputa da terceira e última jornada da fase de grupos.
Com efeito, Angola qualificou-se ao vencer o grupo C, a Côte d'Ivoire o A, a Nigéria o B e o Egipto o D, com seis pontos cada.
Estas formações aguardam pelos adversários a saírem dos resultados dos jogos dos “play-off”, que se disputam, a partir desta segunda-feira, no pavilhão do Kilamba, em Luanda.
Esta segunda-feira, estão agendados os jogos Guiné/Mali e Sudão do Sul/Senegal, enquanto terça-feira serão disputadas as partidas Cabo Verde/Tunísia e Camarões/República Democrática do Congo.
Nos últimos jogos da terceira jornada, a selecção de basquetebol de Cabo Verde venceu, este domingo, no pavilhão “Welwitchia Mirabilis”, em Moçâmedes (Namibe), o Rwanda, por 75-62, em jogo da terceira jornada do Grupo A do “Afrobasket2025”.
Para o mesmo grupo A, a selecção da República Democrática do Congo perdeu, domingo, com a Côté D'Ivoire, por 63-75, em Moçâmedes, no jogo da terceira jornada disputado no pavilhão “Welwitschia Mirabilis”.
A Tunísia, campeã em título, venceu, este domingo, o Madagáscar, por 81-60, em partida da terceira jornada do grupo B do “Afrobasket`2025”, em jogo disputado em Luanda.
Por outro lado, para o mesmo grupo B, a Nigéria derrotou os Camarões, por 99-90, em jogo disputado em Luanda.
As selecções do Rwanda, Madagáscar, Líbia e Uganda foram definitivamente eliminadas, ao se classificarem na última posição dos seus grupos, na primeira fase da competição.
A Tunísia é a campeã em título.