Mundial2026 - Angola perde com a Líbia e fica de fora


Luanda - Angola perdeu quinta-feira diante da Líbia, por 0-1, e está praticamente arredada do Campeonato do Mundo de Futebol, a disputar-se em 2026, nos EUA, Canadá e México.
O único golo do desafio (Grupo D), disputado no estádio 11 de Novembro, em Luanda, foi apontado por Ezzedin Amer Faraj El Maremi, aos 47 minutos, após aproveitar bem as fragilidades registadas na zona defensiva angolana.
A selecção nacional assumiu as rédeas do desafio logo de início, povoando o meio campo adversário, ensaiando jogadas perigosas, mas esteve perdulária nas oportunidades para concretizar, ante a sua similar da Líbia que fez um jogo bastante calculista.
Em desvantagem no marcador, e no intuito de dar mais eficácia ao desempenho da equipa, o treinador Pedro Gonçalves efectuou duas substituições, colocando em campo Mbala Nzola e Maestro para os lugares de Zito Luvumbo e Randy Nteka.
Entretanto, em vantagem no marcador, a Líbia reforçou a sua estratégia defensiva, criando sérias dificuldades aos atacantes dos Palancas Negras, que não encontraram soluções para chegar ao golo.
Angola está na quarta posição do grupo D de qualificação ao mundial com sete pontos. Cabo Verde consolidou a liderança, agora com 16 pontos, após vencer as Ilhas Maurícias, por 2-0.
Apesar de faltarem três partidas nestas eliminatórias da zona africana, Angola está praticamente de fora, restando apenas cumprir calendário, sendo que no próximo encontro, na terça-feira, também em Luanda, vai defrontar as Ilhas Maurícias.
Qualificam-se directamente para o campeonato do Mundo os primeiros classificados dos nove grupos, ao passo que os segundos colocados irão disputar um "play-off".
O primeiro classificado deste torneio de repescagem jogará a Taça Intercontinental da FIFA para qualificar mais dois países que se juntarão aos 46 apurados directamente no cômputo geral.