Xadrez: Mestres internacionais conquistam nacionais absolutos


Luanda - Os mestres internacionais David Silva e Maria Domingos sagraram-se, esta terça-feira, campeões nacionais absolutos de xadrez em masculino e feminino, respetivamente.
Com sete pontos somados em nove jornadas, disputadas na província do Uíge no sistema suíço, David Silva, da Academia de Xadrez BG5, garantiu o título, ao empatar, na última, com o mestre FIDE Domingos Júnior, da Escola Macovi, que se classificou em quarto com seis pontos.
Recorde-se que David Silva é tricampeão africano de juniores, em conquistas alcançadas em Angola (2014), Seychelles (2016) e Togo (2017).
Por seu lado, Maria Domingos, do Núcleo de Xadrez Giga do Cunene, classificou-se em primeiro lugar com oito pontos, tendo superado a mestre FIDE Rene Castilho, que terminou na oitava posição com 5,5 pontos.
A quadragésima sexta edição dos nacionais individual absoluto de xadrez contou com a participação de 65 xadrezistas, sendo 29 em masculinos e 36 em femininos, oriundos das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Cunene, Bengo e Uíge.