Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: Angola qualifica-se para as meias-finais da taça COSAFA

Jogador Osvaldo José Costa, da selecção angolana de sub-17 em futebol,  celebra golo marcado durante o jogo da taça COSAFA em sub-17 contra o Lesotho
Jogador Osvaldo José Costa, da selecção angolana de sub-17 em futebol, celebra golo marcado durante o jogo da taça COSAFA em sub-17 contra o Lesotho Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h14 15/09/2025 - Actualizado às 12h58 15/09/2025

Luanda - A selecção nacional angolana de futebol em sub-17 tornou-se a primeira a chegar às meias-finais da taça da COSAFA, que se disputa em Harare (Zimbabwe), ao derrotar o Lesoto, por 5-0, este domingo, em jogo da segunda jornada do Grupo C.

Angola lidera o seu grupo com seis pontos, faltando disputar um jogo, que será contra as Ilhas Maurícias, que tem apenas um ponto na classificação.

Por seu lado, o Lesoto tem três pontos e o Botswana, que perdeu com Angola, na primeira jornada, por 0-5, tem apenas um ponto.

Para a terceira jornada, jogam Angola/Ilhas Maurícias e Botswana/Lesoto.

Paulo Luvumbo, com três golos, Eliseu Francisco e Constantino Chianica marcaram os golos de Angola contra o Lesoto.

Para o grupo C, Botswana e Ilhas Maurícias empataram a uma bola.

Os actuais campeões, a Zâmbia, e o Madagascar foram eliminados da competição, após perderem, na segunda jornada do grupo B. A Zâmbia perdeu, por 1-2, frente ao Malawi, e a África do Sul derrotou o Madagascar, por 5-1.

Com estes resultados, a Zâmbia e o Madagáscar estão matematicamente fora da disputa das meias-finais, com uma jornada ainda por disputar, enquanto a África do Sul e o Malawi vão disputar o primeiro lugar do grupo B.

No grupo A, cujos jogos da terceira jornada se disputam esta segunda-feira, está tudo em jogo. Eswatini, com apenas um ponto, enfrenta Moçambique, com quatro, enquanto o Zimbabwe, igualmente com um ponto, joga com as Comores, com quatro pontos.

Comores e Moçambique têm quatro pontos no topo do grupo, enquanto Zimbabwe e Eswatini têm um cada, pelo que as vitórias dos dois últimos deixaria todas as quatro selecções com quatro pontos e o confronto directo seria usado para decidir os vencedores.

Apenas a equipa melhor classificada de cada grupo avança para as meias-finais, conjuntamente com o segundo melhor colocado dos três grupos.

PUBLICIDADE