BASQUETEBOL
Basquetebol: Selecção feminina em sub-16 perde e não joga as meias-finais

12/09/2025 10h45
Luanda - A selecção nacional feminina de basquetebol em Sub-16 perdeu, esta quinta-feira, em Kigali (Rwanda) com o Mali, por 41-57, em partida dos quartos-de-final do Afrobasket2025.
Com esta derrota, a selecção angolana falhou o apuramento para as meias-finais e joga, esta sexta-feira, para as classificativas do quinto ao oitavo lugares.
Integrada no grupo B, a equipa nacional, liderada pelo técnico Francisco Chomwangue “Paty”, ficou na terceira posição, com quatro pontos, resultado de uma vitória e duas derrotas.
Com efeito, perdeu, na primeira jornada, com o Mali, por 44-52, venceu na segunda a Guiné, por 67-31, e foi derrotada, na última partida, pela Côte D’Ivoire, por 51-54.
Nos quartos-de-final, a selecção do Egipto derrotou a Tanzânia, por 83-25, e garantiu a passagem às meias-finais.
As meias-finais disputam-se sábado e a final no domingo.
Por seu lado, a selecção nacional masculina de basquetebol em sub-16 defronta, esta sexta-feira, o Egipto, em partida dos quartos-de-final do campeonato africano, que decorre, igualmente, em Kigali (Rwanda).
A equipa angolana, orientada por Jaime Covilhã, no grupo A terminou na segunda posição, com cinco pontos, resultado de duas vitórias e uma derrota.
Na primeira jornada do grupo, venceu o Rwanda, por 67-56, perdeu com a Côte D’Ivoire, por 51-64, e derrotou a Somália, por 65-37.
Além do jogo Angola e Egipto, estão agendadas, nos quartos-de-final, as partidas Camarões/Uganda, Mali/Tunísia e Côte D’Ivoire/Rwanda.
As meias-finais em masculinos estão agendadas para sábado e a final para domingo.