ANDEBOL
Andebol: Angola falha defesa do título africano em júniores feminino

13/09/2025 14h07
Luanda - A Selecção Nacional júnior feminina de andebol falhou a revalidação do título continental, ao perder diante do Egipto, por 25-26, na meia-final do Campeonato Africano das Nações, disputada sexta-feira, no Pavilhão da cidade argelina de Oran.
A diferença de um golo, espelha o equilíbrio registado no encontro entre angolanas e egípcias. O duelo renhido colocou frente-a-frente duas selecções equiparadas, cujo objectivo passava pela conquista do troféu.
Durante a primeira parte, segundo o JA Online, o “sete” nacional tentou definir o ritmo de jogo, mas não passou da intenção, pois do lado oposto, o combinado árabe respondeu à altura e várias vezes travou as investidas das comandadas de José Chuma.
Ao cabo dos 30 minutos da primeira parte, 11-11, era o resultado. No regresso dos balneários as duas equipas mantiveram a mesma postura aguerrida, com parada e resposta. Face ao desempenho das contendoras era difícil apontar a vencedora.
Com recurso aos detalhes defensivos, eficácia ofensiva e melhor circulação da bola, após o tempo regulamentar, a Selecção Nacional e similar do Egipto empataram a 21 golos.
No prolongamento, as egípcias foram mais felizes, com o golo marcado pela pivô e assim venceram o encontro. Na outra meia-final, a Guiné derrotou a Tunísia.
Hoje, Angola e Tunísia voltam a entrar em cena para a disputa da medalha de bronze. As selecções que disputaram as meias-finais já estão apuradas para o Campeonato do Mundo, em local a indicar.