Futebol: Angola empata com Eswatini


Luanda - A selecção nacional de futebol empatou, esta quarta-feira, com a congénere de Eswatini, por 2-2, em jogo disputado em Lobamba, para a penúltima jornada do grupo D de apuramento ao Mundial de 2026.
Os “Palancas Negras”, já sem qualquer hipótese de qualificação, somam agora 11 pontos, mantendo-se em quarto lugar do grupo, liderado por Cabo Verde, que, para a mesma jornada, empatou com a Líbia, por 3-3.
Os golos da partida foram marcados por Justice, aos 47 e aos 55 minutos, para Eswatini, e por Buatu, aos 69, e Ary Papel, aos 79, para Angola.
No outro jogo do grupo, os Camarões venceram as Ilhas Maurícias, por 2-0, estando em segundo lugar na classificação, com 18 pontos, atrás de Cabo Verde, que soma agora 20 pontos.
Na última jornada, a disputar-se dia 13 do corrente mês, vão jogar Camarões/Angola, Cabo Verde/Eswatini e Ilhas Maurícias/Líbia.
Na classificação do grupo, em terceiro lugar está a Líbia com 15 pontos, seguida de Angola com 11, Ilhas Maurícias com cinco e Eswatini com três.
Nas suas deslocações a Eswatini e aos Camarões, o novo técnico nacional, Patrice Beaumelle, convocou os seguintes jogadores:
Guarda-redes Adilson da Cruz “Neblú” (1.º de Agosto), Agostinho Calunga (Wiliete de Benguela), Hugo Marques (Petro de Luanda) e António Dominique (Etoile Carouge da Suíça)
Defesas: Clinton da Mata (Lyon de França), Rúben Adérito, António Hossi, Eddie Afonso (Petro de Luanda), Tó Carneiro (FAR Rabat de Marrocos), Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Kialonda Gaspar (Lecce da Itália) e David Carmo (Real Oviedo de Espanha)
Médios: Alfredo Ribeiro “Fredy” Bodrumspor da Turquia), António Muanza “Maestro" (Alanyaspor da Turquia), Benedito Mukendi “Beni” (Vitória SC de Portugal), Manuel Cafumana “Show" (Kocaelispor da Turquia), Manuel Keliano (A. Grozny da Turquia), Mário Balbúrdia (Boluspor da Turquia), Jó Paciência (Petro de Luanda) e Pedro Miguel “Megue” (Al-Jabalain da Arábia Saudita)
Avançados: Cristóvão Paciência “Mabululu” (Al-Ahly Trípoli da Líbia), Deivi Vieira “Gilberto” (Petro de Luanda), Felício João “Milson” (Crvena Zvezda da Sérvia), Francisco Sacalumbo “Chico Banza” (Zamalek do Egipto), Laurindo Aurélio “Depú” (Radomiak da Polónia), Manuel Benson (Swansea City do País de Gales), Zito Luvumbo (Cagliari da Itália) e Manuel Afonso “Ary Papel” (Al Akhdar da Líbia).