Ministro da Juventude e Desportos avalia infra-estruturas no Cuanza Norte
Luanda - O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, realizou quinta-feira uma visita de trabalho à província do Cuanza Norte, com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas juvenis e desportivas e definir as bases para a construção do futuro Pavilhão Multiusos.
Durante a sua estada foi reafirmada a importância de dotar o Cuanza Norte de instalações desportivas modernas, à altura do crescimento e do potencial dos seus atletas.
“Quando se lança a primeira pedra, é para começar de facto. E o que queremos aqui é garantir que as obras tenham princípio, meio e fim”, afirmou o ministro, sublinhando a importância de uma articulação eficaz entre o empreiteiro e o Gabinete Provincial de Obras Públicas (GPCN), para garantir a qualidade e celeridade das futuras intervenções.
Rui falcão destacou que o Cuanza Norte possui um volume expressivo de atletas e associações desportivas, o que justifica o investimento em infra-estruturas adequadas, tanto para a prática de desporto comunitário como para a formação de talentos.
Realçou ainda que o Complexo Desportivo José Armando Sayovo (Bengo), o estádios do Uíge e do Huambo são projectos de referência que servirão de modelo para futuras construções.
Na carteira de projectos para 2026, estão previstos novos pavilhões para as províncias que ainda não possuem infra-estruturas cobertas, bem como a possibilidade de construção de estádios na Lunda-Sul, Zaire e Cuanza Norte, consolidando um plano nacional coerente de modernização desportiva.
Com esta visita, o Ministério da Juventude e Desportos reafirma o seu compromisso com a valorização do desporto comunitário e escolar, e com o apoio directo aos governos provinciais, para que o desporto continue a ser um instrumento de coesão, inclusão e desenvolvimento nacional.
Por seu lado, o governador provincial referiu que o Cuanza Norte está preparado para apoiar o projecto, garantindo "vamos testemunhar a construção de um Pavilhão Multiusos moderno, com capacidade para quatro mil pessoas".
"A nossa província tem valências fortes no desporto, como o demonstrou recentemente o torneio de desporto adaptado que aqui realizámos", afirmou.