Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Luena contará com campo relvado patrocinado pela FIFA

Luena contará com campo relvado patrocinado pela FIFA
Luena contará com campo relvado patrocinado pela FIFA Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h44 19/10/2025 - Actualizado às 19h47 19/10/2025

Luena - O campo municipal das "20 casas", na cidade do Luena, capital da província do Moxico, poderá beneficiar de relva sintética, num projecto patrocinado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), informou, hoje, o presidente da associação local da modalidade, Lilito de Freitas.

Em declarações à imprensa, o presidente da APF (Associação Provincial de Futebol) disse que a referida iniciativa se enquadra no projecto de empoderamento das Associações provinciais de futebol promovido pela FIFA, e implementada pela Federação Angolana de Futebol (FAF).

O responsável disse que a APF local já apresentou proposta de dois recintos desportivos à FAF para implementação do projecto, tratando-se do campo "das 20 casas" e como alternativa o campo de futebol adjacente ao Aeroporto Comandante Dangereux.

"Nós já indicamos os lugares, agora aguardamos o pronunciamento da FAF", afirmou, sem indicar o horizonte temporal para implementação do projecto.

Lilito de Freitas disse que a província enfrenta uma carência "enorme" de recintos desportivos, sendo que, para a contínua massificação do futebol, a região carece de pelo menos 12 campos em todos municípios, sendo dois na cidade do Luena.

Justificou que a carência de campos na cidade do Luena, que conta apenas com um recinto público, no entanto, sem relva, tem atrasado a realização de campeonatos provinciais, uma vez que tem coincidido com outras competições inferiores. "Isso tem comprometido de que maneira a nossa programação", disse.

Ainda neste programa de empoderamento da FIFA, reiterou que a província beneficiou de uma viatura de marca Mahindra que tem auxiliado a implementação e acompanhamento das actividades desportivas na região. Actualmente a província do Moxico conta com 12 clubes legalizados.

A província foi o palco do Campeonato Nacional de Futebol em sub-17, decorrido em Agosto último, no estádio Mundunduleno e Centro de Estágio, propriedades do FC Bravos do Maquis.

PUBLICIDADE