ARTES MARCIAIS

MMA: Demarte Pena perde título da UAE Warriors 64

Lutador Angolano Demarte Pena - Cedida
Lutador Angolano Demarte PenaImagem: Cedida

24/10/2025 07h48

Luanda - O lutador angolano Demarte Pena perdeu, esta quarta-feira, o título na categoria peso galo para o atleta Asaf Chopurov, do Azerbaijão, na competição denominada “UAE Warriors 64”, disputada em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

O atleta angolano não conseguiu revalidar o título conquistado em 2024, igualmente em Abu Dhabi, tendo sido derrotado por KO, no terceiro combate, dos cinco previstos.

Trata-se da quarta derrota na carreira do campeão angolano de Artes Marciais Mistas (MMA) por KO.

Com efeito, em Janeiro do corrente ano, Demarte Pena perdeu diante de Xavier Alaoui, do Canadá, no combate de maior cartaz realizado no Space 42 Arena, promovido pela UAE Warriors 56, em Abu Dhabi.

Desmarte Pena foi, igualmente, derrotado pelos franceses Kevin Lapilus, por KO, em 2022, no evento Ares Fighting Championship, e por Lee Scoot, em Março de 2024.

Recorde-se que o internacional angolano já defendeu e venceu o título de campeão, após bater, por KO técnico, o atleta sul-africano Francois Groenewald, na categoria de peso galo, em Outubro de 2014, na cidade de Joanesburgo.

De 36 anos de idade, Demarte da Pena mudou-se para a África do Sul na adolescência, onde desenvolveu a sua carreira desportiva e consolidou-se como um dos principais nomes do MMA angolano.

Em 2016, alcançou o título mundial no Extreme Fighting Championship, destacando-se como um dos atletas de MMA mais promissores de África.

Conquistou o título de campeão mundial da categoria de peso galo na décima segunda edição do Ares Fighting Championship, reforçando a sua posição de destaque na modalidade, disputada em Junho de 2023.

Em Dezembro de 2023, disputou o seu primeiro combate em Angola, tendo, na ocasião, vencido, em Luanda, o sul-africano Roevan de Beer.

Em Setembro de 2024, conseguiu uma vitória ao derrotar o brasileiro Marcel Adur no Torneio Internacional Warriors 53, realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, que lhe garantiu a medalha de ouro e o acesso à Ultimate Fighting Championship (UFC), principal liga de MMA do mundo.

Mais lidas


Últimas notícias