Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Desporto motorizado: dupla angolana participa no Rally Dakar 2026

Pilotos Rui Silva e Francisco Albuquerque participaram no Rally Classics Africa 2025, no Reino de Marrocos
Pilotos Rui Silva e Francisco Albuquerque participaram no Rally Classics Africa 2025, no Reino de Marrocos Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 11h22 24/11/2025 - Actualizado às 11h22 24/11/2025

Luanda – A dupla de pilotos angolanos Rui Silva e Francisco Albuquerque vão participar no Rally Dakar 2026, que se disputa de 03 a 17 de Janeiro do próximo ano.

Ao falarem à imprensa na cerimónia de partida simbólica do Rally Dakar, sinalizaram ser um momento histórico para o desporto motorizado angolano, por ser a primeira vez que uma equipa angolana de pilotos participa na maior prova do mundo em rally.

Recorde-se que Angola marcou presença no Rally Dakar, em 2006, com José Carlos Madaleno como navegador.

Com efeito, Carlos Oliveira (português) e José Carlos Madaleno participaram na prova que não se concluiu devido ao seu cancelamento, por questões políticas.

Para o piloto Rui Silva, representar Angola na prova de dimensão mundial é motivo de orgulho, aspirando poder vir a colocar a bandeira do país, nas mais variadas etapas da prova.

Sublinhou o facto de terem conseguido o apuramento, destacando estarem bem preparados fisicamente, assim como o carro que vai ser usado.

Referiu que a preparação durou cerca de três anos, apontando que a maior dificuldade foi conseguir os meios financeiros para marcar presença no evento, que junta pilotos de várias partes do mundo.

Revelou que a última etapa de preparação incluiu provas de velocidade na Europa.

Por sua vez, o co-piloto Francisco Albuquerque disse ser um momento histórico para o desporto de velocidades, porque Angola vai estar representada aspirando chegar a final.

Deu a conhecer que já participaram em duas competições, nomeadamente no Rally Marrocos e no deserto do Namibe, com dunas bastante perigosas, semelhantes as que vão encontrar no Dakar.

A dupla angolana vai disputar o Rally Dakar com uma viatura Polaris RZR Pro.

A maior prova de rally do mundo, com duração de cerca de duas semanas, percorre desertos, dunas, pedras e travessias complexas.

A primeira edição foi organizada por Thierry Sabine, tendo partido de Paris (França) até Dakar (Senegal) a 26 de Dezembro de 1978 e terminado em 1979.

PUBLICIDADE