Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Jogos Africanos da Juventude avaliados em 6,7 mil milhões de kwanzas

Angola acolhe Jogos Africanos da Juventude, de 10 a 20 de Dezembro de 2025
Angola acolhe Jogos Africanos da Juventude, de 10 a 20 de Dezembro de 2025 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h05 09/12/2025

Luanda - A quarta edição dos Jogos Africanos da Juventude, a decorrer de 10 a 20 do corrente mês, nas províncias de Luanda e do Bengo, está avaliada em 6,7 mil milhões de kwanzas, afirmou domingo, o director executivo da Comissão Organizadora, Gustavo da Conceição.

Na conferência de imprensa de apresentação da competição, que vai envolver jovens com até 17 anos de idade, Gustavo da Conceição adiantou que os encargos financeiros estão ligados a organização, alojamento, alimentação, gestão de transportes e tradutores de distintas línguas estrangeiras, destacando-se o francês e o inglês.

Gustavo da Conceição disse haver também despesas com a realização da Assembleia-Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África, com o encontro dos Comités Olímpicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com o Fórum da Juventude.

Sobre as provas, o director executivo do Comité Organizador dos Jogos Africanos da Juventude referiu que os mesmos são qualificativos para a edição de 2026, a realizar-se em Dakar (Senegal).

Revelou que se trata do maior evento desportivo multidisciplinar organizado em Angola, com a presença de 54 países do continente, dois mil e 25 atletas federados e amadores, a competirem em 21 modalidades, além de cerca de 600 oficiais.

Anunciou a introdução do “Kiela”, uma modalidade tradicional africana, também conhecida como “Mancala”.

“O kiela é um jogo de estratégia e matemática, popular em Angola e em várias outras regiões do continente africano, onde assume diferentes nomes”, explicou.

Os jogos vão envolver as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol “3x3”, voleibol de praia, boxe, dança urbana, canoagem, ciclismo, equestre, cerca, golfe, judo, karaté-dó e rowing, natação em águas abertas, ténis de mesa, taekwondo, ténis, halterofilismo e kiela.

O atletismo terá o maior número de participantes, com 364 atletas, realizando-se no Centro de Alto Rendimento José Sayovo, na província do Bengo, seguido da natação, com 224 nadadores, a decorrer na piscina de Alvalade e na Ilha de Luanda.

As modalidades de luta, incluindo as disciplinas de combate, envolvem 182 atletas no Taekwondo, 173 no judo e 165 no karaté-dó, e serão disputadas no Complexo da Cidadela.

PUBLICIDADE