Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Quartos Jogos Africanos da Juventude iniciaram em Luanda

Quartos Jogos Africanos da Juventude iniciaram, em Luanda, com o torneio de ténis de mesa
Quartos Jogos Africanos da Juventude iniciaram, em Luanda, com o torneio de ténis de mesa Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h18 11/12/2025

Luanda – Os quartos Jogos Africanos da Juventude iniciaram, esta quarta-feira, em Luanda, com a disputa das primeiras partidas nas modalidades de ténis de mesa e badminton.

Na presença do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, os atletas angolanos Filomena Caxala e Filipe Manuel apuraram-se para a fase seguinte do torneio de ténis de mesa, nas partidas disputadas no Centro de Alto Rendimento de Ténis de Mesa “Tony de Jesus”, localizado no complexo desportivo da Cidadela.

Por seu lado, as primeiras provas de badminton foram realizadas no pavilhão do Dream Space, no município de Viana (Luanda).

A cerimónia oficial de abertura dos jogos, que vão decorrer nas províncias de Luanda e do Bengo, tem lugar sábado (13).

O Centro de Alto Rendimento de Ténis de Mesa “Tony de Jesus” comporta quatro campos e visa contribuir para a melhoria da performance dos atletas, oferecendo condições de treino, apoio multidisciplinar, detecção, desenvolvimento de talentos e preparação para competições nacionais e internacionais.

De acordo com o cronograma dos jogos, que terminam a 20 do corrente mês, o Centro de Alto Rendimento José Sayovo, no Bengo, acolhe a modalidade de atletismo, o pavilhão da Cidadela o karaté-dó, o Arena BAI o voleibol de praia e a canoagem será disputada em frente a Casa do Desportista, na Ilha de Luanda.

Os quartos jogos multidisciplinares, que decorrem sob o lema “Juventude em movimento, África unida”, envolvem dois mil e 25 atletas e mais de 600 oficiais técnicos, em representação de 54 países, que vão participar nas competições em 21 modalidades.

Ministro destaca competitividade dos jovens atletas africanos

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, destacou, esta quarta-feira, em Luanda, o nível competitivo dos jovens atletas africanos, à margem da disputa das primeiras partidas do torneio de ténis de mesa, que simbolizou o início dos quartos Jogos Africanos da Juventude.

Rui Falcão referiu-se a qualidade e disse acreditar num futuro promissor para o continente, nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, apelando a todos os intervenientes para que contribuam para que a competição se transforme numa verdadeira festa do desporto.

Por seu lado, o secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, realçou que o sucesso dos Jogos Africanos de Juventude passa, entre outros factores, pelo empenho e dedicação dos mais de 400 voluntários envolvidos.

Ao dirigir-se aos voluntários, no pavilhão da Cidadela, enfatizou que os jogos são o maior evento realizado em Angola, por juntar 21 modalidades, um grande número de nações e mais de dois mil atletas.

Acrescentou que, com a realização dos jogos em Angola, se pretende fechar os 50 anos da Independência Nacional com uma grande festa que a juventude angolana pode oferecer aos visitantes.

Por seu turno, o vice-presidente da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africano (ACNOA), João Costa Alegre, agradeceu a disponibilidade dos voluntários, salientando que terão como missão especifica ajudar na organização, um vez que estarão envolvidos directamente no trabalho diário com atletas, treinadores e oficiais.

O director executivo do Comité Organizador dos Jogos Africanos da Juventude, Gustavo da Conceição, apontou a simpatia, solidariedade e paciência como factores "chave" para o êxito do evento.

Por sua vez, Neusa Paulo, que leu o termo de compromisso dos voluntários, garantiu dedicação e colaboração antes e durante o evento, tendo realçado que a boa hospitalidade angolana está garantida a partida.

PUBLICIDADE