Rui Falcão declara abertos quartos Jogos Africanos da Juventude
Luanda – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou, este sábado, em Luanda, que os quartos Jogos Africanos da Juventude representam um compromisso com o futuro do continente africano, onde a juventude é colocada no centro das decisões e das oportunidades.
Ao discursar na abertura oficial dos jogos, que decorrem em Angola, de 10 a 20 do corrente mês, sublinhou que a competição é de jovens, cabendo ao país “fazer bem, com simplicidade, responsabilidade e humanidade”.
Enfatizou que, ao acolher os jovens do continente africano, Angola reafirma a sua capacidade colectiva de organizar, cooperar e acreditar na juventude como motor do desenvolvimento, reforçando os valores do olimpismo, da fraternidade e da amizade entre os povos.
Rui Falcão disse que a organização dos jogos assenta em princípios essenciais, nomeadamente garantir condições dignas, seguras e justas para cada atleta, valorizar o essencial e assegurar que cada jovem se sinta respeitado, protegido e inspirado.
Dirigindo-se aos atletas, exortou para que tenham coragem, respeito e fair-play, recordando que cada prova representa uma oportunidade de crescimento pessoal e colectivo, independentemente do resultado competitivo.
Reconheceu a importância do trabalho dos árbitros, oficiais técnicos e voluntários, cujo contributo é fundamental para a credibilidade, justiça e sucesso dos jogos, que contam com a participação de atletas de 54 países.
Rui Falcão declarou oficialmente abertos os quartos Jogos Africanos da Juventude, que decorrem sob o lema “Juventude em movimento. África Unida”, com a participação de mais de dois mil atletas, que estão a competir em 21 modalidades, nas províncias de Luanda e do Bengo.