Sporting vence REG BBC do Rwanda na Taça dos Clubes Campeões Africanos
Cairo – O Sporting de Luanda venceu sábado o REG BBC do Rwanda, por 62-55, em partida de qualificação do 5º ao 8º lugares da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol Feminino, que decorre na cidade do Cairo (Egipto)
A partida, bastante disputada, conheceu dois momentos distintos, com as campeãs nacionais a vencerem os dois primeiros períodos (22-10 e 19-18), saindo para o intervalo em vantagem por 13 pontos de diferença, 41- 28.
A equipa do Rwanda, com quem as angolanas mediram forças na fase de grupos (67-64 – derrota para Angola), voltou do intervalo com o objectivo de dar a volta ao resultado, sustentado pela vontade de ganhar e fê-lo, ao ganhar o segundo periodo por 21 – 27 (parciais 8-9 e 13-18).
No entanto, este resultado foi insuficiente para levar de vencida as “pupilas” de Ângela Cardoso, comandadas na quadra pela versátil Nelma Cunha (18 pontos), que recorrendo a sua força, boa finalização e capacidade defensiva, apoiada por Magda Mussol (11), Eleutéria Lhavanguane (10), e Vilma Covane, que assinalou igualmente 10 pontos, garantiram os dois pontos.
Pela equipa Rwandesa, destacaram-se as atletas Kristina King, Kayana Trailor, e Kudidia Maiga, que ao longo do jogo, disputado no Arena do Ahly Club, atingiram os dois dígitos, ao marcarem, respetivamente, 14, 14 e 11 pontos cada.
O Sporting Clube de Luanda vai disputar, este domingo, no mesmo recinto, as qualificativas do 5º e 6º lugares, diante do o KPA do Quénia que derrotou o CNSS, da República Democrática do Congo, por 81-66.
Nesta sua primeira participação numa competição do género, a equipa campeã nacional -, terceira melhor classificada da fase de grupo -, tem agora a oportunidade de conquistar o 5º lugar, redimindo-se dos resultados até agora pouco conseguidos, nomeadamente, derrotas contra o REG BBC (67-64), Al Ahly do Egipto (86-65), e Ferroviário de Maputo - detentor do título continental -, por 66-58.
Até ao momento, as campeãs nacionais realizaram cinco partidas, e obtiveram duas vitórias, marcaram 314 pontos e sofreram igual número.