Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Sporting vence REG BBC do Rwanda na Taça dos Clubes Campeões Africanos

Sporting de Luanda vence REG BBC do Rwanda
Sporting de Luanda vence REG BBC do Rwanda Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 16h34 14/12/2025 - Actualizado às 16h34 14/12/2025

Cairo – O Sporting de Luanda venceu sábado o REG BBC do Rwanda, por 62-55, em partida de qualificação do 5º ao 8º lugares da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol Feminino, que decorre na cidade do Cairo (Egipto)

A partida, bastante disputada, conheceu dois momentos distintos, com as campeãs nacionais a vencerem os dois primeiros períodos (22-10 e 19-18), saindo para o intervalo em vantagem por 13 pontos de diferença, 41- 28.

A equipa do Rwanda, com quem as angolanas mediram forças na fase de grupos (67-64 – derrota para Angola), voltou do intervalo com o objectivo de dar a volta ao resultado, sustentado pela vontade de ganhar e fê-lo, ao ganhar o segundo periodo por 21 – 27 (parciais 8-9 e 13-18).

No entanto, este resultado foi insuficiente para levar de vencida as “pupilas” de Ângela Cardoso, comandadas na quadra pela versátil Nelma Cunha (18 pontos), que recorrendo a sua força, boa finalização e capacidade defensiva, apoiada por Magda Mussol (11), Eleutéria Lhavanguane (10), e Vilma Covane, que assinalou igualmente 10 pontos, garantiram os dois pontos.

Pela equipa Rwandesa, destacaram-se as atletas Kristina King, Kayana Trailor, e Kudidia Maiga, que ao longo do jogo, disputado no Arena do Ahly Club, atingiram os dois dígitos, ao marcarem, respetivamente, 14, 14 e 11 pontos cada.

O Sporting Clube de Luanda vai disputar, este domingo, no mesmo recinto, as qualificativas do 5º e 6º lugares, diante do o KPA do Quénia que derrotou o CNSS, da República Democrática do Congo, por 81-66.

Nesta sua primeira participação numa competição do género, a equipa campeã nacional -, terceira melhor classificada da fase de grupo -, tem agora a oportunidade de conquistar o 5º lugar, redimindo-se dos resultados até agora pouco conseguidos, nomeadamente, derrotas contra o REG BBC (67-64), Al Ahly do Egipto (86-65), e Ferroviário de Maputo - detentor do título continental -, por 66-58.

Até ao momento, as campeãs nacionais realizaram cinco partidas, e obtiveram duas vitórias, marcaram 314 pontos e sofreram igual número.

PUBLICIDADE