Jogos Africanos da Juventude: Angola qualifica-se para meias-finais em basquetebol
Luanda - A selecção nacional de basquetebol 3x3 em sub-16 qualificou-se para meias-finais dos quartos Jogos Africanos da Juventude, ao vencer, esta quinta-feira, em Luanda, a República Democrática do Congo (RDC), por 16-11.
O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, assistiu a partida, tendo o atleta angolano Vanilson Domingos marcado nove pontos.
Esta sexta-feira, Angola defronta, nas meias-finais, as Ilhas Comores, que afastou a Guiné Equatorial, por 13-11, e a Argélia joga diante da Cotê D'Ivoire.
Nos quartos-de-final, a selecção da Argélia venceu a Tunísia, por 10-9, e a Coite D’Ivoire derrotou o Benin, por 13-18.
Em femininos, a selecção angolana garantiu presença nos quartos-de-final, depois de vencer o Benin, por 16-5, e o Uganda, por 8-3.
Esta sexta-feira, a equipa feminina angolana defronta o Rwanda, que venceu a Tunísia, por 8-7, e perdeu com o Kenya, por 10-12.
Estão igualmente nos quartos-de-final, em femininos, o Kenya, Argélia, Namíbia, Tunísia, Cote D'Ivoire e Uganda.
Taekwondo: Hosny Pedro conquista bronze
Por outro lado, o atleta angolano Hosny Pedro conquistou, esta quinta-feira, uma medalha de bronze em taekwondo, na categoria de -65 quilogramas (estilo kyorug), nos quartos Jogos Africanos da Juventude, que decorrem, de 10 a 20 do corrente mês, em Luanda e no Bengo.
Hosny Pedro venceu o atleta do Ghana Alfredo Bakaane, que terminou a competição na quarta posição.
O egípcio Elsony Mohamed conquistou a medalha de ouro nesta categoria, ao vencer o burundês Ishlnne Diciel, que ficou com a de prata.
Angola participou no torneio de taekwondo com cinco atletas, distribuídos por igual número de categorias, tendo os restantes quatro sido eliminados nas fases preliminares e nos quartos-de-final.
Na abertura do torneio, esta quarta-feira, a selecção feminina conquistou a medalha de ouro na prova por equipas, no estilo pomsae.
O estilo kyorug é disputado em dez categorias, prosseguindo esta sexta-feira, com a Angola a competir com cinco atletas.
Esta quinta-feira, na prova de breaking, o angolano Júlio Baptista garantiu o apuramento às meias-finais, após superar concorrentes da República Centro Africana e da Tunísia.
As meias-finais e final estão marcadas para esta sexta-feira.