Basquetebol: Complexo José Sayovo alberga africano em cadeira de rodas
Luanda - O Complexo Desportivo Paralímpico "José Armando Sayovo", localizado na província do Bengo, acolhe o Campeonato Africano de Basquetebol em cadeira de rodas, de 24 de Março a 04 de Abril de 2026.
De acordo com informação do secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, António da Luz, a prova vai contar com a participação de oito selecções em feminino e 12 em masculino.
Segundo disse, as delegações ficam alojadas no Complexo “José Armando Sayovo” para facilitar a mobilidade interna, reduzir custos operacionais e garantir maior conforto, segurança e concentração aos participantes durante a competição.
Revelou que uma comitiva da organização do africano visitou recentemente o complexo e confirmou existirem condições adequadas para a realização da competição, ao nível das infra-estruturas desportivas e do apoio logístico e humano.
António da Luz considerou que, ao acolher a prova continental, Angola evidencia a sua aposta contínua na promoção da inclusão social, através do desporto adaptado.
Destacou que o evento vai projectar o Complexo Desportivo Paralímpico “José Armando Sayovo” como uma referência regional na organização de grandes competições do desporto adaptado, em África.
Este mês, o Complexo Desportivo Paralímpico “José Armando Sayovo” acolheu os campeonatos nacionais de basquetebol em cadeira de rodas em masculino e feminino, bem como a Taça de Angola na mesma modalidade.
O centro desportivo, concebido com foco no desporto inclusivo e no alto rendimento paralímpico, dispõe de pavilhões polidesportivos adaptados para várias modalidades, assim como possui ginásio devidamente equipado, salas de fisioterapia e reabilitação, balneários adaptados, enfermaria, áreas administrativas, refeitório, bem como alojamento para atletas e técnicos.