CANOAGEM
Canoagem: Angola integra Comissão Executiva da CAC
03/12/2025 13h02
Luanda - A presidente da Federação Angolana de Desportos Náuticos, Paula Matoso, representa Angola na Comissão Executiva da Confederação Africana de Canoagem (CAC), para o quadriénio 2025-2028, soube-se, esta segunda-feira, em Luanda.
Durante o congresso da CAC, realizado à margem do campeonato africano da modalidade disputado em Luanda, foi reeleito por unanimidade, o actual presidente João Costa, de nacionalidade são-tomense.
João Costa afirmou que, além da indicação de uma angolana para o Comité Executivo, vai fazer advocacia para que Angola albergue o Campeonato do Mundo, em 2027.
Referiu que a proposta para Angola albergar o mundial foi aceite no congresso, por unanimidade, adiantando que agora tudo depende da federação angolana elaborar um projecto e avançar com a candidatura junto da Federação Internacional.
Sobre o seu plano de acção, indicou a necessidade de aumentar o número de competições em África, depois da alteração do modelo de qualificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Explicou que a qualificação será agora por sistema de pontuação (ranking), em vez da disputa de provas de apuramento, pelo que África deve se organizar e realizar jogos qualificativos, a partir de 2026, começando com os Jogos Africanos, na Argélia, e africano, na Nigéria.
Em 2027, indicou, estão previstos os Jogos Africanos, no Egipto e o africano, na Tunísia.
Neste mandato, João Costa será coadjuvado por quatro vice-presidentes, nomeadamente Said Mohammud (Somália), Ahmed Kamel (Egipto), Olubunmi Ola-Oluode (Nigéria) e Kamal Suelly (Ghana), além da secretária-geral Ahmed Abdoulkader (Djibouti).