FUTEBOL
Futebol: Palancas Negras preparam participação no CAN no Algarve
11/12/2025 11h37
Luanda - A selecção nacional de futebol encontra-se, desde domingo ultimo, a preparar a sua participação no próximo Campeonato Africano das Nações (CAN), que vai decorrer de 21 do corrente mês a 18 de Janeiro de 2026, em Marrocos.
Os “Palancas Negras”, designação da selecção nacional, cumprem um período de estágio de 10 dias, estando confirmada a disputa de dois jogos diante das selecções de Moçambique e da República Democrática do Congo.
A selecção chega a Marrocos, a 18 do corrente mês, para disputar o CAN inserida no grupo B, tendo o seu jogo de estreia diante da África do Sul marcado para o dia 22, no estádio de Marrakech.
Na segunda jornada, defronta a congénere do Zimbabwe, no dia 26, no estádio de Marrakech, e na terceira joga diante do Egipto, a 29, no estádio de Adrar, em Agadir.
Angola participa pela décima vez num CAN, depois das edições na África do Sul (1996 e 2013), Burkina Faso (1998), Egipto (2006 e 2019), Ghana (2008), 2010 (Angola), Gabão e Guiné-Equatorial (2012) e Côte D´Ivoire (2023-24).
O técnico da selecção nacional, Patrice Beaumelle, convocou os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Neblú (1.º de Agosto), Hugo Marques (Petro de Luanda) e Dominique (Etoile Carouge da Suíça)
Defesas: Eddie Afonso (Petro de Luanda), Clinton da Mata (Lyon de França), Núrio Fortuna (Volos FC da Grécia), Tó Carneiro (AS FAR do Marrocos), Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Kialonda Gaspar (Lecce de Itália), David Carmo (Real Oviedo de Espanha), Rui Modesto (Udinese de Itália) e Pedro Bondo (Famalicão de Portugal)
Médios: Fredy (Bodrumspor da Turquia), Maestro (Alanyaspor da Turquia), Show (Kocaelispor da Turquia), Manuel Keliano (A. Grozny da Turquia), Mário Balbúrdia (Boluspor da Turquia) e Beni Mukendi (Vitória SC de Portugal)
Avançados: Mabululu (Al-Ahly Tripoli da Líbia), Milson (Crvena Zvezda da Sérvia), Chico Banza (Zamalek do Egipto), Gelson Dala (Al-Wakrah do Qatar), Manuel Benson (Swansea City do País de Gales), Zito Luvumbo (Cagliari da Itália), Ary Papel (Al Akhdar da Líbia) e Randy Nteka (Rayo Vallecano de Espanha) e Zine (AEK Atenas da Grécia)
FAF esclarece paragem do Girabola 2025-26
Por outro lado, a Federação Angolana de Futebol (FAF) esclareceu que a paragem do campeonato nacional 2025/2026, vulgo Girabola, é motivada, entre outros factores, ao ajuste do calendário de realização do CAN 2025, a disputar-se de 21 deste mês a 18 de Janeiro próximo.
No seu comunicado, a FAF adianta que “o CAN estava previsto para o meio do ano, período em que os campeonatos nacionais se encontram paralisados”.
Entretanto, sublinha o comunicado, “a FIFA deliberou realizar a versão expandida do FIFA Club World Cup, em Junho e Julho, o que levou a CAF a adiar a realização do CAN, impossibilitando que o mesmo tivesse lugar no defeso dos campeonatos nacionais”.
Recorda que o Girabola tem início em data a programar pela Direcção de Competições, devendo a sua duração e regularidade estarem sempre subordinadas aos calendários internacionais das provas da FIFA, CAF e COSAFA.
Neste contexto, ressalta o comunicado, a suspensão temporária da prova nacional, a partir da terminada décima jornada, visa salvaguardar a verdade desportiva, assegurando a qualidade organizativa e o estrito cumprimento das normas regulamentares em vigor.
A federação realça que, após todas as condições estarem restabelecidas, será divulgado o novo calendário e demais orientações relativas a retomada do campeonato 2025/2026.