NATAçãO
Jogos Africanos da Juventude: Angola conquista primeira medalha na natação
15/12/2025 13h01
Luanda - A selecção nacional de natação conquistou, este domingo, uma medalha de bronze na prova de estafeta dos 4x200 metros livres, com o tempo de 8m41s69, no quadro dos Jogos Africanos da Juventude, que decorrem em Angola.
Em prova disputada na piscina do Alvalade, em Luanda, esta é a primeira medalha conquistada por Angola, pelos atletas Santiago Guimarães, Oleksander Zhukov, Mário Baptista e Carlos Fernandes.
Em natação, a medalha de ouro na estafeta foi ganha pela selecção da África do Sul, constituída por Matthew Goller, Kellen Jones, Nicholas Pretorius e Kyle Snyders, que cronometrou 8m03s16.
A Argélia ficou com a prata, tendo os seus nadadores Achouri Amine, Charifi Mohamed, Tayed Amene e Torki Salaheddine alcançado a marca de 8m22s05.
Nos 400 metros livres, o angolano Santiago Guimarães não foi além do sexto lugar, nos 200 metros bruços a sua compatriota Kenenise Vongo ficou no oitavo posto, e na prova feminina de estafeta dos 4x200m livres o país terminou na quinta posição.
A África do Sul lidera o quadro geral na natação, com 39 medalhas, sendo 21 de ouro,13 de prata e cinco de bronze, seguida da Argélia com 13 (02 de ouro, 05 de prata e 06 de bronze) e da Tunísia com 10 (02 de ouro, 04 de prata e 04 de bronze).
Em outras modalidades, a selecção nacional de karaté-dó conquistou, quinta-feira, em Luanda, três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze, na classe feminina.
A angolana Neide Sousa, na disciplina de individual de Kumité, na categoria dos -48 kg, conseguiu a prata ao derrotar a nigeriana Yahaya Faizah, e perdeu na meia-final com a argelina Nacef Melissa, medalha de ouro.
A outra prata foi garantida por Joyce Paixão, na disciplina Kumité individual na categoria de -58 kg, ao derrotar Quiniana, Nyevu Margarete, nos quartos-de-finais, e perdeu nas meias-finais, com a argelina Amzdat Melissa.
O bronze ficou com Dádiva Sita, ao perder frente a camaronesa Ester Kamte, nos -53 kg.
Por seu lado, Patrício Neto conquistou, sexta-feira, a medalha de ouro em karaté-dó, na categoria de -61 quilogramas, em kumite, ao derrotar Yakine Khiari, da Argélia.
Os quartos Jogos Africanos da Juventude, que iniciaram a 10 do corrente mês, foram abertos oficialmente, sábado último, pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, no estádio “11 de Novembro”, em Luanda.
Esta edição dos jogos, a decorrer até dia 20 do corrente mês, envolve 21 modalidades, e está a ser disputada sob o lema “Juventude em movimento, África unida”, nas províncias de Luanda e do Bengo, por dois mil e 25 atletas e mais de 600 oficiais, entre treinadores, chefes de delegação, massagistas e cronometristas.
O evento multidisciplinar visa estimular o espírito de fraternidade e unidade africana, fomentar o intercâmbio cultural, educativo e humano entre os povos, potenciar a formação técnica, física e ética dos atletas, identificar a nova geração de talentos do continente, bem como reforçar os valores olímpicos de respeito, excelência e solidariedade.
O atletismo é a modalidade com maior número de praticantes, com 364 atletas, seguido da natação (224), taekwondo (182), judo (173) e Karaté-dó (165), ao passo que Angola tem a delegação mais extensa, com 165 membros.
Entre as delegações mais numerosas estão igualmente a Argélia, com 151 atletas, Tunísia (137), África do Sul (108) e Egipto (105), enquanto as Ilhas Seychelles, com quatro, e Malawi e Somália, com três cada, são os países menos representados nos quartos Jogos Africanos da Juventude.