BASQUETEBOL

Morreu antigo presidente da FAB Carlos Teixeira "Cagi"

Carlos Teixeira "Cagi"Imagem: DR

16/12/2025 10h42

Luanda - O antigo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Carlos Teixeira "Cagi", entre 1987 e 1996, faleceu, segunda-feira, por doença, na localidade de Gold Coast, Cidade de Brisbane, na Australia.

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, em nota de condolências, lamentou, com profunda tristeza a morte do "Cagi", descrevendo como uma das figuras maiores do dirigismo desportivo angolano e um homem que dedicou grande parte da sua vida à construção do basquetebol e do desporto nacional.

"Engenheiro de formação, gestor rigoroso e dirigente visionário, Cagi pertence a uma geração que ajudou a erguer o desporto angolano em tempos difíceis, marcados pela escassez de meios, pela guerra e por enormes desafios à afirmação do país. Fê-lo com inteligência, coragem, sentido patriótico e um profundo amor por Angola", destacou.

No basquetebol, disse, modalidade onde deixou uma marca indelével, o seu nome confunde-se com os alicerces do sucesso que hoje orgulha todos os angolanos.

"A sua acção, particularmente nas décadas de oitenta e noventa, foi decisiva para a consolidação de estruturas, para a afirmação internacional da modalidade e para a formação de gerações de atletas e dirigentes", afirmou.

Por seu lado, o embaixador de Angola na Austrália, António Luvualu de Carvalho, manifestou profunda dor e consternação, pelo falecimento do do engenheiro Carlos Teixeira "Cagi".

Segundo o embaixador, "Cagi" notabilizou-se, também, à nível nacional e internacional, como presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), entre 1987 e 1996, período em que conseguiu a conquista dos quatro primeiros títulos africanos seniores masculinos do AFROBASKET para Angola, nomeadamente, 1989, 1991, 1993 e 1995, e levou a Selecção Nacional para edições dos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo de Basquetebol.

Na missiva, o diplomata recorda que a residir na Austrália, há cerca de duas décadas, e ao tomar conhecimento do processo da abertura da embaixada de Angola em 2024, Carlos Teixeira prontamente colocou-se à disposição, para ajudar no que fosse necessário.

"De forma exemplar, Carlos Manuel Patrício Teixeira "Cagi" fez sempre parte dos Actos Itinerantes organizados pela embaixada, na Cidade de Brisbane, onde residia, e participou como Convidado de Honra, na Recepção Oficial do 11 de Novembro em Camberra, para celebrar os 50 anos de Independência Nacional", lê-se na mensagem.

"Nascido há 80 anos em M'banza Congo, província do Zaire, Carlos Teixeira "Cagi", destacou-se como engenheiro de Construção Civil, tendo desempenhado durante vários anos, as funções de director geral da empresa Hidroportos", escreveu o embaixador na mensagem de condolências.


Mais lidas


Últimas notícias