ARTES MARCIAIS

MMA: Angola acolhe campeonato africano em 2026

Um pormenor da cidade de Ndalatando, Kuanza NorteImagem: DR

16/12/2025 11h26

Luanda - Angola acolhe o Campeonato Africano de Artes Marciais Mistas, em Abril de 2026, em Luanda, disse, sábado último, em Ndalatando (Cuanza Norte), o director técnico da modalidade, Jair Yoba.

Segundo Jair Yoba, a escolha de Angola para albergar o nono campeonato africano de Artes Marciais Mistas (MMA) deve-se ao facto de o país ocupar o primeiro lugar no ranking da prova em África, aliada a sua capacidade organizativa e competitividade dos seus atletas.

Adiantou que será a terceira vez que o país vai albergar uma competição do género.

Recorde-se que a capital do Cuanza Norte acolheu, sábado e domingo últimos, o campeonato nacional de MMA, no sistema de todos contra todos, envolvendo 308 atletas, a partir dos 61 quilogramas, que resultou na selecção de cerca de 50 elementos, nas categorias seniores e juniores em ambos os sexos, que vão representar Angola no a africano do próximo ano.

Participaram na competição, que decorreu no pavilhão Gimno Desportivo de Ndalatando, atletas provenientes de 10 províncias do país.

A província do Uíge sagrou-se vencedora da competição com 24 medalhas, seguida da de Luanda, com 15, e do Bengo e Huambo, com 19 e oito medalhas, respectivamente.

Esta é a terceira vez que a província do Uíge vence a prova nacional de MMA, depois de 2022 e 2023.
No último africano de MMA, realizado em Luanda, em Maio do corrente ano, Angola sagrou-se tri-campeão com 87 medalhas, depois de conquistar os títulos anteriores em 2023 (Luanda) e 2024 (Namíbia).

Mais lidas


Últimas notícias