POLIDESPORTO
Jogos Africanos da Juventude: balanço positivo

31/12/2025 13h51
Luanda – O director executive do Comité Organizador dos quartos Jogos Africanos da Juventude (COJAJ), Gustavo da Conceição, considerou, esta terça-feira, em Luanda, ter sido positive a competição que Angola acolheu de 10 a 20 do correntemês de Dezembro.
Em conferência de imprensa de balanço preliminar da competição, Gustavo da Conceição adiantou que, apesar de alguns constrangimentos, o país conseguiu fazer história no desporto continental.
Reconheceu que, mesmo perante o actual contexto financeiro, social e desportivo que o país vive, foi possível lidar com tantos grupos diferentes, sem grandes constrangimentos de segurança, saúde e alimentação.
Sublinhou não ter havido grandes incidentes e todos terem regressado aos seus países de origem bem, estando Angola a receber muitas e boas felicitações das inúmeras delegações participantes.
Recordou que a competição juntou 55 equipas de 54 países, num total de mil 833 atletas, dos quais 950 masculinos e 883 femininos.
Gustavo da Conceição disse que muitas das pessoas envolvidas na organização não possuíam experiência na realização de jogos multidisciplinares envolvendo muitas pessoas, mas com empenho e dedicação foram supridas algumas insuficiências.
Por seu turno, o director de operações dos Jogos, Pedro Godinho, acrescentou que alguns constrangimentos registados estão relacionados com a mobilidade das delegações, muitas das quais alteraram as suas rotas de viagem para Luanda, sem informar o comité local.
Destacou a estreita colaboração de alguns ministérios, com realce para os das Finanças, dos Transportes, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Saúde e do Interior, que colocaram à disposição do comité meios e pessoas para que os jogos fossem realizados sem sobressaltos.
Recorde-se que a África do Sul liderou o quadro geral de medalhas, enquanto Angola ficou na sétima posição, na classificação final.
Os quartos Jogos Africanos da Juventude decorreram nas províncias de Luanda e Bengo, organizados pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de Àfrica (ACNOA), Ministério angolano da Juventude e Desportos e Comité Olímpico Angolano (COA).
O balanço final dos jogos vai ser apresentado, nos próximos dias, pelo coordenador-geral da competição, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.