Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: estádio da Tundavala não reúne condições para o CAN de sub-17

Estádio Nacional da Tundavala, na província da Huíla, por altura da sua inauguração, em 2010
Estádio Nacional da Tundavala, na província da Huíla, por altura da sua inauguração, em 2010 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h03 24/01/2026

Luanda – A Confederação Africana de Futebol (CAF) reprovou o Estádio Nacional Tundavala, no Lubango (província da Huíla), para acolher jogos do Campeonato Africano em Sub-17, por debilidades em áreas essenciais.

Entre as debilidades apontadas destaca-se a falta de uma pista de tartan a separar as bancadas do relvado, problemas nos balneários, áreas destinadas à imprensa e outras condições técnicas exigidas para provas oficiais.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, que prestou a informação à margem de um encontro com dirigentes desportivos locais, aguarda-se pelo relatório definitivo, mas o preliminar da CAF aponta várias insuficiências, o que inviabiliza a realização da prova no Lubango.

Sublinhou que a CAF fará chegar, nos próximos dias, um relatório final e, em função do seu teor, deverá ser feito recurso às instâncias competentes e trabalhar nas recomendações.

Esclareceu que a Huíla só poderá voltar a acolher jogos da CAF, após uma nova inspecção.

Alves Simões e a sua delegação visitaram as províncias do Huambo, Bié, Cubango e Namibe.

Recorde-que uma comissão técnica da Confederação Africana de Futebol (CAF) encontra-se, desde segunda-feira, em Angola, a avaliar a candidatura do país a organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de Sub-17, a disputar-se em Maio próximo.

Durante a sua permanência em Angola, a missão técnica visitou instalações desportivas nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Uíge, onde analisou estádios, campos de treino e condições logísticas.

A delegação é chefiada pela gestora sénior de competições juvenis da CAF, Yasmine El Ehwany, e, por parte de Angola, tem sido acompanhada pelo director de competições da FAF, Sousa Garcia, e pelo director técnico nacional, Zeca Amaral, além do comissário Pedro dos Santos.

O programa de visita iniciou segunda-feira, em Luanda, com visitas a cidade desportiva afecta ao clube 1.º de Agosto, com foco no estádio "França Ndalu", e os estádios "11 de Novembro", dos Coqueiros e "22 de Junho", do Interclube de Angola.

Na província da Huíla, a missão técnica visitou os estádios da Tundavala e do Benfica do Lubango e o Centro de Treino Desportivo da Huíla.

Em Benguela, a delegação visita os estádios de Ombaka, do Buraco e o Municipal.

No Huambo, a equipa técnica da CAF visitou, quarta-feira última, os estádios estádios “Mártires da Canhala”, no município da Caála, e “Daniel Cassoma Lutucuta”, arredores da cidade do Huambo, avaliando o estado dos relvados, balneários e iluminação.

Visitou ainda o campo dos Kuricutelas, na periferia da cidade do Huambo.

Na província do Uíge a visita incide no novo estádio "Vici António" e no campo de treinos "04 de Janeiro".

PUBLICIDADE