Futebol: estádio da Tundavala não reúne condições para o CAN de sub-17
Luanda – A Confederação Africana de Futebol (CAF) reprovou o Estádio Nacional Tundavala, no Lubango (província da Huíla), para acolher jogos do Campeonato Africano em Sub-17, por debilidades em áreas essenciais.
Entre as debilidades apontadas destaca-se a falta de uma pista de tartan a separar as bancadas do relvado, problemas nos balneários, áreas destinadas à imprensa e outras condições técnicas exigidas para provas oficiais.
De acordo com o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, que prestou a informação à margem de um encontro com dirigentes desportivos locais, aguarda-se pelo relatório definitivo, mas o preliminar da CAF aponta várias insuficiências, o que inviabiliza a realização da prova no Lubango.
Sublinhou que a CAF fará chegar, nos próximos dias, um relatório final e, em função do seu teor, deverá ser feito recurso às instâncias competentes e trabalhar nas recomendações.
Esclareceu que a Huíla só poderá voltar a acolher jogos da CAF, após uma nova inspecção.
Alves Simões e a sua delegação visitaram as províncias do Huambo, Bié, Cubango e Namibe.
Recorde-que uma comissão técnica da Confederação Africana de Futebol (CAF) encontra-se, desde segunda-feira, em Angola, a avaliar a candidatura do país a organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de Sub-17, a disputar-se em Maio próximo.
Durante a sua permanência em Angola, a missão técnica visitou instalações desportivas nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Uíge, onde analisou estádios, campos de treino e condições logísticas.
A delegação é chefiada pela gestora sénior de competições juvenis da CAF, Yasmine El Ehwany, e, por parte de Angola, tem sido acompanhada pelo director de competições da FAF, Sousa Garcia, e pelo director técnico nacional, Zeca Amaral, além do comissário Pedro dos Santos.
O programa de visita iniciou segunda-feira, em Luanda, com visitas a cidade desportiva afecta ao clube 1.º de Agosto, com foco no estádio "França Ndalu", e os estádios "11 de Novembro", dos Coqueiros e "22 de Junho", do Interclube de Angola.
Na província da Huíla, a missão técnica visitou os estádios da Tundavala e do Benfica do Lubango e o Centro de Treino Desportivo da Huíla.
Em Benguela, a delegação visita os estádios de Ombaka, do Buraco e o Municipal.
No Huambo, a equipa técnica da CAF visitou, quarta-feira última, os estádios estádios “Mártires da Canhala”, no município da Caála, e “Daniel Cassoma Lutucuta”, arredores da cidade do Huambo, avaliando o estado dos relvados, balneários e iluminação.
Visitou ainda o campo dos Kuricutelas, na periferia da cidade do Huambo.
Na província do Uíge a visita incide no novo estádio "Vici António" e no campo de treinos "04 de Janeiro".