Futebol: Campeonato da primeira divisão passa a chamar-se Liga "Unitel Girabola"
Luanda - O Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão passa, desde esta segunda-feira, a denominar-se "Liga Unitel Girabola", na sequência da parceria firmada entre a Associação de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) e a operadora de telefonia móvel, que assume o patrocínio da prova.
Com o acordo, a empresa de telefonia móvel detém a marca Girabola durante três épocas, a contar da presente temporada.
Apesar de não terem sido revelados os valores do patrocínio, devido às cláusulas de confidencialidade previstas no contrato, está garantido que os 16 clubes participantes na competição vão beneficiar de apoio financeiro directo.
Segundo João Lusevikueno, presidente da ANCAF, todas as equipas recebem montantes iguais, não estando previstas discrepâncias na distribuição dos fundos.
“A presente edição garante igualdade no apoio aos clubes”, afirmou, sublinhando que a medida visa reforçar a competitividade e criar bases sólidas para o crescimento futuro.
João Lusevikueno, que dirige a ANCAF desde Maio do ano passado, considera o memorando um dos maiores objectivos alcançados pela instituição, à semelhança do regresso da ZAP às transmissões televisivas da competição.
“A direcção da ANCAF procura ser o mais transparente possível na relação com os clubes. Conhecemos e cumprimos as regras de compliance, bem como as normas relacionadas com o combate ao terrorismo”, frisou.
Do lado da Unitel, o presidente da Comissão Executiva, Amílcar Safeca, destacou a relevância estratégica do acordo, salientando que a operadora conta actualmente com 21 milhões de clientes, em todo o território nacional.
Assegurou que a ligação ao futebol representa uma plataforma privilegiada de aproximação às massas e de valorização da marca.
“A Unitel pode oferecer vários benefícios. Podemos, por exemplo, contribuir para a facilitação das transmissões televisivas, naturalmente em coordenação com a empresa detentora dos direitos, aproveitando os serviços digitais”, explicou.
Amílcar Safeca acredita ainda que a entrada da Unitel pode funcionar como elemento catalisador para atrair outras empresas interessadas em se associar a uma marca cada vez mais estruturada e credível.