Andebol: Angola perde e falha meias-finais no CAN 2026
Luanda – Angola perdeu com a Argélia, por 22-27, esta terça-feira, em jogo dos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2026), em andebol sénior masculino, que decorre em Kigali (Rwanda).
Com este resultado, a selecção angolana falha a disputa das meias-finais do CAN 2026.
A selecção nacional perdia ao intervalo por 10-14.
Ainda terça-feira, Cabo Verde perdeu com a Tunísia, por 25-37, a Nigéria foi derrotada pelo Egipto, por 48-22, e Marrocos venceu a Guiné, por 38-26.
As selecções vencedoras desta fase, denominada “Main Round” (ronda principal) disputam às meias-finais e asseguram os quatro primeiros classificados, enquanto as derrotadas, entre as quais Angola, vão jogar para as classificativas do quinto ao oitavo posto.
Nos restantes jogos disputados terça-feira, o Rwanda venceu a Zâmbia, por 34-26, os Camarões derrotaram o Kenya, por 37-22, o Uganda perdeu com o Gabão, por 19-40, e a RDC e o Benim empataram (27-27).
Para as meias-finais, a disputarem-se esta quinta-feira, estão agendados os jogos Egipto/Cabo Verde e Tunísia/Argélia.
Para as classificativas do quinto ao oitavo lugares, jogam, esta quinta-feira, Marrocos/Angola e Nigéria/Guiné.
Quinta-feira, jogam ainda, para o alinhamento nas restantes posições, Zâmbia/Uganda, Kenya/Benim, Camarões/RDC e Rwanda/Gabão.
Recorde-se que os cinco primeiros classificados do CAN 2026 apuram-se para o mundial da modalidade, que se vai disputar, em 2027, na Alemanha.
O Egipto é o actual campeão em título.