Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: CAF sanciona Senegal e Marrocos pelos incidentes na final do CAN2025

Confederação Africana de Futebol (CAF)
Confederação Africana de Futebol (CAF) Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h11 30/01/2026

Luanda - As selecções do Senegal e Marrocos foram sancionadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF), pelos incidentes registados na final do Campeonato Africano das Nações (CAN2026), disputada a 18 do corrente mês, em Rabat (Marrocos).

O jogo, ganho pelo Senegal, por 1-0, ficou marcado pela tentativa de abandono do campo, por parte dos senegaleses, e excessos de integrantes da equipa técnica marroquina e de adeptos, situação que gerou tumulto e consequente paragem do desafio, por mais de 15 minutos.

De acordo com um comunicado da CAF, o Senegal vai pagar uma multa de 615 mil dólares, enquanto Marrocos foi multado em 415 mil.

O montante do Senegal corresponde a 300 mil dólares, por mau comportamento dos jogadores e pessoal da equipa técnica, igual valor pela atitude negativa dos seus apoiantes, e 15 mil pelos cinco cartões recebidos.

Ao seleccionador do Senegal, Pape Thiaw, a CAF aplicou uma suspensão de cinco jogos e multa de 100 mil dólares, considerando que o mesmo levou o jogo ao descrédito.

Por sua vez, os jogadores senegaleses Iliman Ndiaye e Ismaila Sarr foram suspensos por duas partidas cada um, por mau comportamento desportivo, em relação ao árbitro.

Quanto à selecção do Marrocos, multada em 415 mil dólares, a CAF esclarece que 100 mil são pelo mau comportamento dos jogadores e pessoal da equipa técnica, 200 mil pela má conduta dos apanha bolas e 100 mil de multa ao jogador Ismail Saibari, que fica também suspenso por dois jogos.

O seu capitão, Achraf Hakimi, foi igualmente suspenso por dois jogos, devendo pagar ainda 15 mil dólares pelo uso de lasers, por parte dos adeptos marroquinos nas bancadas, de acordo com o comunicado.

PUBLICIDADE