Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Juventude e o desporto são pilares estratégicos na construção de Angola

Ministro da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade Imagens: Rede Girassol

Redacção

Publicado às 12h50 13/02/2026

Luanda – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, sublinhou, esta quarta-feira, em Luanda, que o ministério que dirige “nasceu para ser instrumento de transformação, inclusão e desenvolvimento humano”.

Numa mensagem tornada pública, por ocasião dos 37 anos de existência do Ministério da Juventude e Desportos, criado a 11 de Fevereiro de 1989, Rui Falcão reconhece que a instituição surgiu para “servir, elevar e projectar a juventude e o desporto como pilares estratégicos da construção de Angola”.

Segundo Rui Falcão, a juventude é esperança, energia produtiva, talento, coragem e a força que decide o rumo de Angola, enquanto o desporto é competição, disciplina, saúde, inclusão, identidade nacional e orgulho colectivo.

Na sua mensagem, prestou homenagem a todos os que contribuíram para edificar o ministério, tendo realçado antigos dirigentes, técnicos, colaboradores, parceiros institucionais, associações juvenis, federações desportivas, clubes, atletas e comunidades, em todo o território nacional.

Sublinhou que celebrar 37 anos é reconhecer a história e assumir o futuro, tendo reafirmado o seu compromisso em fazer do Ministério da Juventude e Desportos uma instituição moderna, presente, eficiente e orientada por resultados concretos.

Enfatizou que os resultados devem se traduzir “em mais programas de juventude, mais formação, mais oportunidades, mais organização desportiva, mais apoio aos atletas e mais acção efectiva nas províncias e municípios”.

Sublinhou que a juventude angolana precisa precisa de oportunidades reais na formação, inclusão produtiva, empreendedorismo, acesso a programas consistentes e políticas públicas.

O desporto angolano, por seu lado, adiantou Rui Falcão, precisa organização, investimento, infra-estruturas, formação técnica, competições estruturadas e valorização do talento nacional, desde o bairro até às selecções nacionais.

Reafirmou o princípio que guia a acção do ministério “Com a juventude e pelo desporto”, como linha de governação, responsabilidade e compromisso nacional.

Reiterou que este aniversário sirva como renovação de energia, disciplina e sentido de missão, com mais rigor, proximidade e impacto.

Considerou que Angola só será verdadeiramente grande na medida em que a sua juventude esteja preparada para liderar, trabalhar e construir, os desportistas continuem a ser exemplos de superação, mérito e espírito de vitória.

Exortou os jovens angolanos, desportistas, treinadores, dirigentes e agentes do sector e trabalhadores do Ministério da Juventude e Desportos a se dedicarem para que Angola sinta os resultados do trabalho feito com competência, disciplina e dedicação.

PUBLICIDADE