Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: FAF rescinde contrato com Patrice Beaumelle

Técnico Patrice Beaumelle deixa comando técnico da selecção nacional de futebol
Técnico Patrice Beaumelle deixa comando técnico da selecção nacional de futebol Imagens: FAF

Redacção

Publicado às 09h57 15/02/2026 - Actualizado às 09h57 15/02/2026

Luanda – A Federação Angolana de Futebol (FAF) rescindiu, "por mútuo acordo e de forma amigável", o contrato com treinador da selecção nacional sénior masculina, Patrice Beaumelle.

Um comunicado da FAF, tornado público, esta sexta-feira, em Luanda, informa que a rescisão contratual foi decidida, na sequência de "uma avaliação profunda, ponderada e consensual entre as partes", reconhecendo que, no comando técnico dos Palancas Negras, Patrice Beaumelle distinguiu-se "pelo profissionalismo, dedicação e paixão com que abraçou o desafio de servir o futebol angolano".

A FAF expressa "o seu mais sincero agradecimento ao treinador e a toda a sua equipa técnica pelo empenho, entrega e espírito de missão demonstrados em todos os momentos, reconhecendo o elevado valor humano e profissional que colocaram ao serviço do país", e reafirma o seu compromisso com a transparência, estabilidade e construção de uma selecção forte, competitiva e capaz de representar Angola com orgulho e dignidade.

No seu comunicado, a FAF dá conta que o treinador deixa o comando técnico da selecção para assumir, nos próximos dias, um novo compromisso profissional.

Patrice Beaumelle orientou os Palancas Negras no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, realizado em Marrocos, tendo sido eliminada na primeira fase, ao classificar-se na terceira posição, com apenas dois pontos.

O técnico francês, com 47 anos de idade, foi apresentado oficialmente, a 29 de Setembro do ano passado, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), como novo seleccionador nacional, com um contrato de dois anos, em substituição do português Pedro Gonçalves, que esteve ao serviço da selecção angolana durante cinco anos.

Durante o curto período que dirigiu a selecção, orientou oito jogos, nomeadamente:

Eliminatórias de apuramento ao Mundial 2026: Eswatini/Angola ( 2-2); Camarões/Angola ( 0-0)

Amistosos: Angola/Argentina ( 0-2); Angola/Zâmbia ( 3-2); Angola/Moçambique ( 4-1)

CAN 2025: África do Sul/Angola ( 2-1); Angola/Zimbabwe (1-1); Angola/Egipto (0-0)

PUBLICIDADE