Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Basquetebolista Peter Jok reforça Petro de Luanda até final da temporada

Peter Jok
Peter Jok Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h34 18/02/2026 - Actualizado às 10h34 18/02/2026

Luanda - Peter Jok, sul-sudanês, extremo de 1,95 metros, 31 anos, é a nova aquisição da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, com contrato válido até ao final da presente época desportiva.

A revalidação do título do Campeonato Nacional, Unitel Basket, e a disputa da Basketball Africa League (BAL) são os objectivos dos petrolíferos às ordens do espanhol Sergio Moreno.

Segundo o jornal A BOLA, citado pelo JA online, o atleta apresenta um perfil físico que lhe permite actuar em situações de penetração para o cesto. Natural do Sudão do Sul, Jok integra a nova geração de jogadores oriundos de um país que tem se afirmado progressivamente no panorama internacional.

O reforço petrolífero actuava no KK Cibona, da Croácia, país onde a Liga de basquetebol é muito competitiva e de enorme qualidade. Antes da afirmação no campeonato croata, Peter Jok destacou-se no universitário dos Estados Unidos, representando a Universidade de Iowa, onde impressionou como um dos principais marcadores da equipa, capacidade de lançamento exterior, leitura de jogo e consistência ofensiva.

Jok integrou a selecção do Sudão do Sul, tendo participado na histórica qualificação e presença na Copa do Mundo FIBA’2023, competição que marcou a afirmação do país no panorama mundial. Posteriormente, esteve nos Jogos Olímpicos de Paris.

No princípio do mês em curso, os tricolores anunciaram a contratação do extremo-base Javion Blake, de nacionalidade americana e síria, cuja estreia aconteceu na disputa do clássico da bola ao cesto com triunfo da turma do Eixo Viário.

PUBLICIDADE