ARTES MARCIAIS
MMA: Angolano eleito vice-presidente da Confederação Africana
11/02/2026 09h13
Luanda – O angolano Armando Carlos Diogo "Mestre Scott” foi eleito vice-presidente da Confederação Africana de Artes Marciais Mistas (AMMAC),no decurso da Assembleia Geral da Federação Internacional da modalidade, que decorre em Belgrado (Sérvia).
Armando Diogo, presidente da Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (FAMMA), concorreu ao cargo com candidatos da África do Sul, República Democrática do Congo, Egipto e Marrocos, tendo obtido a maioria absoluta dos votos, indica uma nota divulgada, esta terça-feira, em Luanda.
A eleição de “Mestre Scott” resulta do contributo consistente que Angola tem prestado ao desenvolvimento das artes marciais mistas no continente africano e no mundo.
Actualmente, a selecção nacional de MMA amador ocupa a primeira posição no ranking africano e mundial, com 14 mil 660 pontos.
Angola sagrou-se tricampeã na oitava edição do Campeonato Africano, realizada em Maio de 2025, em Luanda, conquistando 87 medalhas, sendo 37 de ouro, 35 de prata e 15 de bronze.
Nos escalões de formação, a selecção angolana ocupa o terceiro lugar do ranking mundial de juniores, sendo o único país africano no Top 10 da categoria de juvenis.
No Campeonato Mundial da Geórgia, Angola conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze.
Em termos individuais, destacam-se as atletas Maria Kitoko (bicampeã), Daniela Mandanji, Mayra Lemos, Stélvia Munhanha e Milfa Nicolau.
No plano institucional, Angola integra igualmente a direcção da Federação Internacional de MMA (IMMAF).
Armando Carlos Diogo iniciou a sua trajectória nas artes marciais em 1994, com o Ju-Jitsu japonês, tendo vencido, em 2013, o Open internacional em Guangzhou, China.
Foi ainda campeão nacional na categoria de 69 quilogramas durante cinco anos consecutivos.
Em 2020 foi eleito presidente da FAMMA, em 2023, tornou-se director da Confederação Africana de MMA, e, a partir de Outubro de 2025, é director da IMMAF para os Jogos Militares.