FINANCIAMENTO
Eximbank financia energias renováveis para Angola

14/06/2023 08h33
O Banco de Exportação e Importação (EXIM) dos Estados Unidos anunciou a aprovação de um empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares a Angola, para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica e estacoes eléctricas no país. A notícia, veiculada hoje pelo Jornal de Angola, refere que o projecto vai gerar mais de 500 megawatts de energias renováveis, fornecer acesso a recursos de energia limpa e ajudar Angola a cumprir compromissos climáticos.
O montante visa igualmente financiar as exportações de sistemas de montagem de painéis solares, conectores, interruptores, sensores e outros equipamentos dos Estados Unidos para Angola.
Estima-se que a transacção, aprovada na primeira semana de Junho do corrente ano, venha contribuir na geração de cerca de 1.600 empregos directos, de acordo com o comunicado da EXIM.
"Estamos orgulhosos em participar neste importante projecto, que vai aumentar o acesso à electricidade nas comunidades angolanas usando tecnologia de energia limpa”, disse a presidente do EXIM, Reta Jo Lewis.
O projecto, inicialmente anunciado durante a Cimeira do G7 de 2022, envolve o Governo de Angola, a empresa norte-americana Africa Global Schaffer e o desenvolvedor de projectos dos Estados Unidos, "Sun Africa”.
O EXIM dos Estados Unidos é uma agência oficial de crédito à exportação daquele país que tem a missão de apoiar o emprego, facilitando as exportações, promover a competitividade e auxiliar o acesso das empresas norte-americanas às vendas no mercado global.