PLANAGEO aberto a investidores interessados em projectos mineiros


Luanda - O Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) tem concluída, neste momento, mais uma fase da etapa de levantamento do potencial de ocorrências minerais pelo país e está à disposição dos investidores para a realização de projectos de investimentos de prospecção de recursos.
De acordo com o JA, foram registadas, ao todo, mais de 60 mil amostras de ocorrências minerais, contra as cinco mil que datam ainda da época colonial e que era o referencial até aqui utilizado.
Na apresentação dos resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), realizada, quarta-feira, no anfiteatro do Instituto Geológico de Angola (IGEO), na Centralidade do Kilamba, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, disse que os recursos minerais em todos os componentes são indispensáveis para garantir qualidade de vida e desenvolvimento.
De acordo com o ministro, contrariamente ao que se diz, os recursos minerais são uma bênção, desde que se faça o melhor uso dele e é nesse sentido que se está a direccionar toda a actividade mineiro-geológica de Angola.
Reiterou que Angola vai seguir a estratégia de transição energética em curso sem pressão externa, nem imposição de agendas de quaisquer parceiros ou entidades.
Por isso, sublinhou, a aposta na transformação de produtos intermédios e a não exportação de matéria-prima bruta.
Aos investidores nacionais e estrangeiros, o ministro convidou a instalarem fábricas de lapidação no Pólo Diamantífero de Saurimo, na província da Lunda-Sul.
Um dado avançado por Diamantino Azevedo é de que o pólo tem condições para gerar mais de seis mil empregos e está, neste momento, em preparação a melhoria dos incentivos fiscais para o sector, visando a atracção de mais investidores.
Lunda-Norte ganha Pólo de Lapidação de Diamantes
A província da Lunda-Norte pode ganhar, em breve, um Pólo de Lapidação de Diamantes, segundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Diamantino Azevedo avançou esta possibilidade, também, ontem, em Luanda, na abertura da cerimónia de apresentação dos resultados do PLANAGEO, onde esteve presente a governadora Deolinda Vilarinho.

